Ciencias do Ambiente
Por: rafael.canalli • 1/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 792 Palavras (4 Páginas) • 669 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Campus da Grande Florianópolis
Unidade Acadêmica Tecnológica
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Ciências do Ambiente – 2014/A
Prof. Silene Rebelo
Aluno:
QUESTIONÁRIO
“ECOLOGIA E A CRISE AMBIENTAL”
01) Quais as características do ambiente em questão, antes da Represa de Assuã?
R: Desde a antiguidade a economia do Egito depende do Rio Nilo, a população local vive basicamente da agricultura e depende das aguas do Nilo tanto para irrigação quanto para o fornecimento de nutrientes necessários para a lavoura.
02) Quais os objetivos da construção da represa? Foram atingidos? Por quê?
R: O objetivo da construção da Represa de Assuã planejada pelo presidente Gamal Abdul Nasser era modernizar a agricultura por fornecer agua durante o ano inteiro e industrializar a RAU (Republica Arabe Unida) utilizando energia elétrica barata fornecida pela Represa. Porém após a construção da Represa vários problemas apareceram que acabaram por não atingir os objetivos propostos.
03) Quais os aspectos ambientais (físicas, químicas, biológicas, sociais, econômicas, etc)
foram modificadas com a represa? E de que forma foram modificados?
R: 4 anos antes do previsto foi iniciado a armazenagem da água que deveria ficar acumulada para abastecer a agricultura durante a época de baixa do Rio Nilo, mas essa agua acumulada por mais de 4 anos não foi suficiente para armazenar nem metade da capacidade da Represa, problema dado pelas imensas perdas devido a infiltração nas rochas areníticas e pela evaporação. Além disso as aguas das cheias serviam para lavar o solo dos sais mas agora com a represa isso não ocorre mais e as área sofrem com o aumento da salinidade e caso não sejam tomadas medidas para reverter esse problema grande parte do solo ficara imprestável em pouco tempo. Ainda outro problema é a erosão das margens do rio. A irrigação por canais trouxe outro problema que foi o aumento de doenças transmitido por invertebrados aquáticos. O limo que era responsável pela fertilização agora fica acumulado no fundo do lago e a fertilização tem de ser feita por meio de produtos químicos. E outro efeito que foi claramente observado no Mar do Mediterrâneo foi o declínio na captura de pescado.
04) Investigue e descreva como está a situação da Represa de Assuã na atualidade.
R: Atualmente a Represa de Assuã fornece energia para aproximadamente 15% de todo o Egito. Os problemas ambientais na sua maioria continuam sem uma solução definitiva e de modo geral essa Represa que seria para gerar melhorias ao País como um todo gerou muitos problemas ambientais. O Rio Nilo fornecia para a população ribeirinha as aguas por pelo menos 5 mil anos e durante todo esse tempo embora houvesse as baixas e as cheias do Rio a agricultura sempre se desenvolve perfeitamente mas agora com a Represa todos esses problemas apareceram e o prejuízo é muito maior que os benefícios.
05) De que forma e por que a introdução de uma espécie exótica pode afetar a dinâmica de um ecossistema?
R: Um ecossistema sofre evoluções durante o tempo mas de modo geral sempre se mantem estável, por exemplo existe predadores e as presas, se não houver mais presas os predadores ficam sem alimento e ou vão ter que mudar de alimentação, migrar para outra região ou por fim morrer e é isso que acontece quando se introduz espécies de fora daquele ecossistema a estabilidade como um todo é afetada. A fauna e a flora desse meio sofrerá alterações que dificilmente consegue ser recuperada naturalmente. Como exemplo temos os coelhos na Austrália, eles não tinha predador natural e com o tempo se espalharam por todo o continente e foi só foi possível reverter esse problema por meio da ação do homem.
...