Ciencias do ambiente
Por: tari22 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 577 Palavras (3 Páginas) • 168 Visualizações
1) A população dependia da atividade agrícola, o rio tinha um ciclo anual rigoroso, levava grande quantidade de limo que agia como fertilizante, arrastava os sais, supria de água o solo e causava inundações nas regiões mais baixas.
2) A represa foi construída com o intuito de assegurar suprimento de água, modernizar a agricultura, possibilitar a industrialização, acrescentar 1,3 milhões de acres à área de terra cultivada, possibilitar a colheita durante todo o ano, obter energia elétrica barata, acelerar a industrialização e ainda fazer com que o presidente Nasser fosse reconhecido por sua construção e benefícios.
Os objetivos dessa construção não foram atingidos, pois os cálculos realizados no projeto foram feitos errados e não foram avaliadas algumas ações da natureza o que acarretou no não preenchimento total da represa, uma perda elevada de água, a falta do fertilizante natural (limo), o comprometimento de estruturas já construídas entre a represa e o Mediterrâneo, etc.
3) Agora não há mais nenhuma deposição de limo durante as cheias pois o mesmo encontrasse depositado no fundo do lago Nasser, aumentou a salinidade em algumas regiões pois já não passa tanta água para limpar o solo, houve a erosão das margens do rio, dos canais e do delta, aumento da correnteza, a linha costeira do delta antes protegida pelo depósito do limo esta recuando e ainda a expansão da irrigação por canais aumentou a incidência de doenças.
4)
5) As espécies exóticas podem ser introduzidas em ecossistema através do ser humano por inúmeros motivos. Essa espécie pode ou não se tornar nociva, isso ocorre quando a mesma passa a prejudicar a saúde humana, perdas econômicas e desequilíbrio ambiental.
A espécie introduzida passa a competir com as espécies naturais, muitas vezes se comporta como um competidor mais robusto e mais bem armado, eliminando os nativos. A mesma pode modificar seu modo de vida e seu regime alimentar. Devido ao numero reduzido de genitores, acaba sendo feita uma redistribuição do patrimônio hereditário, resultando em variações genéticas.
6) A eliminação da espécies nativas pode ser feita pelo ser humano ou por espécies exóticas introduzidas em seu ecossistema, quando isso ocorre aparecem vários problemas ambientais já que cada espécie tem sua função. Algumas espécies podem ficar alimento, outras ficam sem proteção, existem espécies que precisam ser “controladas” por outras espécies e se isso não ocorre pode acarretar em uma “peste” e poderá surgir doenças, etc.
7) Com a leitura dos textos nota-se a importância de respeitar a natureza e os ecossistemas. Os mesmos mostram que não se deve agir sem avaliar a fundo os prós e os contras, sem avaliar os problemas que podem ocorrer e planejar uma solução caso ocorram.
O primeiro texto deixou explicito que o projeto tinha tudo para dar certo, mas não deu por falta de estudos, planejamentos e o respeito à ordem natural do ambiente. Se houvesse sido feito um estudo mais profundo das ações da natureza e fosse feito um planejamento que respeitasse o curso natural do meio ambiente e solucionasse os problemas que pudessem ocorrer, com certeza haveria mais chances de a represa dar certo.
O segundo texto transparece praticamente a mesma coisa só que de maneira diferente. O texto também mostra que devemos respeitar a natureza, devemos respeitar o espaço natural das coisas, quando introduzimos uma espécie em um ecossistema diferente ocorrem mudanças tanto para a espécie introduzida quanto para todo o ecossistema. Os seres humanos normalmente não percebem que com suas ações podem prejudicar aos outros e a si mesmos.
...