Climatização De Datacenter
Artigo: Climatização De Datacenter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Denis_Ferreira • 26/4/2014 • Artigo • 369 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
Climatização de Datacenter
Para um Data Center (DC), independentemente do porte, a questão mais comum que se apresenta é qual a carga dissipada que deverá ser considerada já que, dependendo da densidade do DC), as melhores soluções serão distintas.
Aldo Silva, 6 de novembro de 2012
Tweet
Esta questão é extremamente crítica devido ao impacto financeiro que cada solução terá no custo final de implantação, além da vida útil, possibilidade de aumento de capacidade, custos operacionais, entre outros.
Normalmente, os sistemas de ar condicionado e de eletricidade podem atingir a até 2/3 do total do investimento previsto para a construção de um DC. Existem outros fatores que devem ser levados em conta por ocasião das definições de potência elétrica e de climatização tais como:
Tipo dos equipamentos utilizados,
Taxa de migração dos equipamentos de processamento para novas tecnologias,
Variações de densidade de cargas de acordo com o efetivo lay out,
Tipo do DC (Corporativo, Financeiro, Governamental, Co-Location, etc)
Variações de projeto para áreas com baixa carga ou densidade
Como exemplo os atuais Blade Servers, 1U Servers e as Storage Areas Networks apresentam densidades superiores a 5000 W/m2. Por outro lado, na grande maioria dos DC, existe uma combinação de equipamentos de tecnologia "antiga" com "novas", que resultam em densidades da ordem de 400 a 500 W/m2, mesclando áreas de altíssima densidade com outras de densidade extremamente baixa. Ou seja, é intuitivo que as soluções para ambas as situações devem ser diferentes e específicas a cada realidade.
O Data Center é um ambiente que oferece serviços de alto valor agregado pelas garantias intrínsecas de confiabilidade, redundância e performance necessárias para o armazenamento de dados, back up de informações, gerenciamento de aplicações, monitoramento, emissão de relatórios on line, suporte técnico, enfim, quaisquer aplicações em que seja imprescindível a operação ininterrupta durante 24 horas, 365 dias por ano, aplicações estas classificadas como de "missão crítica"
Os prédios que abrigam ambientes com essa classificação devem ser concebidos com base tecnológica redundante, ou seja, possuir toda a infra-estrutura necessária ao perfeito funcionamento destes ambientes de maneira plenamente segura.
Uma infra-estrutura segura não significa apenas instalar uma quantidade maior de equipamentos, Condicionadores, Chillers, UPS, Geradores, pois, se a concepção dos respectivos sistemas não for adequada, a confiabilidade dos mesmos estará irremediavelmente comprometida, ainda que existam equipamentos redundantes.
...