Comentários Sobre O PCMSO - NR.07
Pesquisas Acadêmicas: Comentários Sobre O PCMSO - NR.07. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ADILSONTOZO53 • 1/12/2013 • 1.832 Palavras (8 Páginas) • 557 Visualizações
FACULDADE RATIO DE FORTALEZA
Comentários sobre o PCMSO – NR.07
Questões relativas à aula de Auditoria
Adilson Luis Tozo
Auditorias, Laudos e Perícias
Tecnologia em Segurança no Trabalho
6º Semestre
Dezembro/2013
Página 2 de 8
Questões formuladas a partir do texto da Aula: Auditoria
1ª Questão:
A relação de auditorias implica o respeito por um conjunto de princípios orientadores e reguladores desta atividade; Mencione três princípios e para cada um deles discorra a sua necessidade para com a auditoria:
1. Conduta Ética: O auditor deve ser integro, pois no desempenho de suas funções ele poderá ser culpado por deixar de expressar fatos importantes acerca das demonstrações financeiras, devendo reunir evidencias suficientes para justificar a expressão de sua opinião. É elementar na atividade de auditoria o sigilo e confidencialidade, pois o profissional tem acessos a informações restritas, não devendo ele divulgar informações em seu próprio beneficio ou de terceiro. Informações somente poderão ser dadas a terceiros se houver determinação legal ou formalmente expressa pela empresa auditada. Ser discreto, não se utilizando de fatos apurados para proveito próprio;
2. Independência: Quanto ao seu modo de operação, o Auditor Interno deve fazê-lo com tranquilidade e segurança, consciente de que deve desenvolver suas atividades com independência, fundamentado nos seguintes fatores: Possuir liberdade para investigar, selecionar e executar suas atividades (acesso irrestrito); Exercer apenas o papel de assessor, cabendo aos gestores tomarem decisões apropriadas; Isolar-se das demais áreas operacionais, com um aspecto de atitude mental.
3. Devido cuidado profissional: Aplicação de diligência e julgamento na auditoria. Auditores agem com cuidado, considerando a importância da tarefa que executam e a confiança garantida a eles. Ter competência suficiente é essencial.
2ª Questão:
Explique: Conduta Ética:
Ética é o conjunto de valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos. Uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e
Página 3 de 8
valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.
A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e prazeroso de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre tantos outros, que o conduzem tanto na tomada de decisões como no processo de adotá-las. Ao final, a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, mas também por sua postura ética, de valores e conduta exemplar.
3ª Questão:
Qual a definição de auditoria?
Processo sistemático, independente e documentado para obter evidências de auditoria e respectiva avaliação objetiva, com vista a determinar em que medida os critérios da auditoria são satisfeitos.
4ª Questão:
Explique evidencias de auditoria e de um exemplo:
É o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, e por definição, mais consistentes que os achados, em função de determinadas características: Suficiência: a evidência deve ser convincente à pessoas leigas, permitindo-as chegar às mesmas conclusões do auditor. Validade: deve dar credibilidade e suporte à conclusão do auditor. Relevância: deve ter relação com os objetivos da auditoria. Objetividade: deve ser objetiva e respaldar as conclusões do auditor de forma mais profunda do que a simples aparência. A evidência de auditoria é classificada segundo os procedimentos que a originaram. Assim, temos:
Página 4 de 8
Evidência física: Obtida em decorrência de uma inspeção física ou observação direta de pessoas, bens ou transações. Normalmente é apresentada sob a forma de fotografias, gráficos, memorandos descritivos, mapas, amostras físicas etc. Evidência documental: É aquela obtida dos exames de ofícios, contratos, documentos comprobatórios (notas fiscais, recibos, duplicatas quitadas, etc.) e informações prestadas por pessoas de dentro e de fora da entidade auditada, sendo que a evidência obtida de fontes externas adequadas é mais fidedigna que a obtida na própria organização sob auditoria. Evidência testemunhal: É aquela decorrente da aplicação de entrevistas e questionários. Evidência analítica: Decorre da conferência de cálculos, comparações, correlações e análises feitas pelo auditor, dentre outras.
5ª Questão:
Cite cinco evidencias do sistema de Saúde e Segurança no Trabalho que podem ser examinadas em auditoria e para cada uma delas discorra os aspectos pontuais e pertinentes ao argumento do auditor:
1ª) Há evidências, de que o empregador informa os riscos profissionais aos
trabalhadores, bem como as medidas de controle existentes?
Item da NR: 1.7.c.
Aspectos pontuais e pertinentes ao argumento do auditor:
Implantar um Programa de Treinamento que abranja todos os trabalhadores (em todos os seus níveis hierárquicos), que dê ciência da política de segurança da empresa, das atribuições de cada setor e pessoa em relação à política e das normas de segurança gerais e específicas (de cada cargo / função ou situação de trabalho), que seja documentado (sob assinatura do instrutor e do trabalhador) e que se desenvolva através de:
Um treinamento inicial de Integração, quando da admissão do trabalhador, que inclua todo o conteúdo acima;
Treinamentos periódicos de reforço
...