Como Se Ver
Trabalho Universitário: Como Se Ver. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipevidal.ti • 29/11/2013 • 9.248 Palavras (37 Páginas) • 243 Visualizações
RESUMO
A convergência de redes tem se tornado uma necessidade de mercado, a partir do crescimento explosivo do acesso banda-larga na Internet. A ideia é que todas as transmissões de informação sejam feitas pela mesma rede, oferecendo segurança, eficiência e baixo custo. Esta tecnologia proporciona o surgimento de redes apoiadas no IP, capazes de permitir o tráfego de dados e informações de tempo real (voz, vídeo e dados), constituído assim um mecanismo para o transporte de informação multimídia.
Este trabalho visa apresentar um modelo de uma rede convergente para voz, dados e vídeo, de forma a atender os requisitos deste novo mercado baseado na Internet.
Sumário
1 Introdução 8
1.1 Objetivo 9
2 Tecnologia 10
2.1 Data Center 10
2.2 Virtualização 11
2.2.1 Máquina virtual 12
2.2.2 Virtualização Total 14
2.2.3 Para – Virtualização 16
2.2.4 Vantagens e Desvantagens da Virtualização 18
2.3 Voip 19
2.3.1 Digitalização de Sinais de Voz 20
2.3.2 Custo Reduzido 21
2.3.3 Maior Funcionalidade 21
2.3.4 Requisitos para a Telefonia IP 22
2.3.5 Telefonia sobre o Protocolo IP 23
2.3.6 Arquitetura 23
2.4 QoS 27
2.4.1 Internet ou Banda Larga e a qualidade (QoS) 28
2.4.2 Definindo QoS 29
2.4.3 QoS definida pelo usuário 30
2.4.4 QoS em sistemas multimídia 30
2.4.5 Métricas de QoS 32
2.4.6 Latência 33
2.4.7 Jitter 34
2.4.8 Perda de pacote 35
2.4.9 Bandwidth 35
2.4.10 Componentes do QoS 35
2.5 Protocolos 39
2.5.1 SIP 39
2.5.2 Características 40
2.5.3 Autenticação 40
2.5.4 Exemplo de uma chamada SIP 43
2.6 Multimídia de Rede 44
2.6.1 Aplicações Multimídia de Rede 44
2.6.2 Streaming de Vídeo ao vivo 46
2.6.3 Vídeo Interativo em Tempo Real 47
2.6.4 Protocolo de Tempo Real 47
2.6.5 Resource Reservation Protocol (RSVP) 48
2.6.6 Codificação e Compressão de Vídeo 48
2.6.7 Media Gateway Control Protocol (MGCP) 49
2.6.8 Media Gateway Control Protocol (MEGACO) 50
2.6.9 Real-Time Transport Protocol (RTP) 50
2.6.10 Real -Time Streaming Protocol (RTSP) 51
2.6.11 Real-Time Transport Control Protocol (RTCP) 52
2.6.12 VRRP – Virtual Router Redundancy Protocol 52
2.6.13 OSPF – Open Shortest Path First 53
2.7 Wireless 55
3 Projeto 56
3.1 Topologia geral do projeto 56
3.2 Balanceador de carga 57
3.3 Gateway Telefone IP 57
3.4 Callmanager 58
3.5 Ambiente Corporativo 60
3.5.1 Tráfego de vídeo 62
3.5.2 Videoconferência 64
3.6 Aceleradores 66
3.7 Otimizadores 66
3.8 Gerenciamento 67
3.8.1 Características 67
3.8.2 Funcionamento 69
3.9 Segurança 70
3.9.1 Segurança de Correio Eletrônico 71
3.9.2 Proxy transparente para pop3, imap e smtp. 71
3.9.3 Serviço Ipsec 71
3.9.4 Antivírus Centralizado 71
3.10 Firewall 72
3.11 Backup Politicas de segurança 74
3.11.1 Servidor de Banco de Dados, Arquivos e Antivírus 75
3.11.2 Servidor de Aplicação e Impressão 75
3.12 Distribuição dos IP´s. 75
3.13 Redundância de link 76
3.14 Protocolos Principais 77
3.15 Wireless – Rede com Infraestrutura 77
3.15.1 Segurança Wireless 77
4 Protótipo 79
4.1 Especificação do protótipo 80
4.2 Conclusão **OBS: necessario adequar o texto ao projeto 80
5 Bibliografia 81
Índice de Figuras
Figura 1 - Data Center 9
Figura 2 – Hypervisor 11
Figura 3 - Computador em múltiplos ambientes de execução 12
Figura 4 - Hypervisor 13
Figura 5 - Hypervisor 16
Figura 6 - Telefonia IP 19
Figura 7 – Acesso Utilizando SIP 21
Figura 8 - Arquitetura típica de rede para a telefonia IP 23
Figura
...