Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriano_crato • 27/2/2014 • 2.208 Palavras (9 Páginas) • 392 Visualizações
ATPS
Comportamento Organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
JUAZEIRO DO NORTE (CE) 15 de abril de 2013.
Introdução
O comportamento organizacional define as pessoas na empresa, e suas melhorias de trabalho, tendo como aprimoramento de serviços, inovações tecnológicas e organizacionais. Para uma boa comunicação é ideal que a empresa possa alterar o modo de trabalho para que seus funcionários conquistem o espírito de equipe.
Portanto, a percepção é uma característica de grande importância para o desenvolvimento de objetivos a serem alcançados na empresa.
Desenvolvimento
Alguns autores como Pugh definem comportamento organizacional tanto como campo macro organizacional quanto o micro organizacional.
Outros autores que lidam com essa área interpretam com outros sentidos. Como exemplo temos Sorge e warner que definem comportamento organizacional como um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma.
Já José Roberto Marques define como o estudo do comportamento dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa.
Vendo o comparativo entre os autores, nota-se que, para eles, comportamento organizacional é definido como o comportamento das pessoas em uma empresa e como ele pode afetá-la de uma forma benéfica ou maléfica.
Neste contexto incluem-se, também, as oportunidades e os desafios no usa do comportamento organizacional como: aumentar a produtividade, administrar a diversidade da força de trabalho, lidar com a temporariedade, motivar trabalhadores e melhorar o comportamento ético.
Inovação
Inovar significa aprimorar, melhorar um serviço ou produto a partir de novas ideias.
Podemos citar dois tipos básicos de inovação:
• As inovações tecnológicas.
• As inovações organizacionais.
Inovação tecnológica é a criação de novidades tecnológicas, introduzidas no mercado em forma de invenção, desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento de processos e serviços.
Inovação organizacional é a introdução de novidades que modificam os processos administrativos e elementos relacionados à gestão de uma organização. Essas mudanças incluem: introdução de mudanças significativas na estrutura de uma firma; implementação de técnicas de gestão avançadas; implementação de orientações estratégicas corporativas novas ou substancialmente modificadas.
Um exemplo de inovação tecnológica são os aparelhos celulares, se analisarmos os serviços oferecidos por eles desde a década de noventa, iremos perceber uma grande evolução tecnológica.
Os aparelhos eram enormes se comparados com os de hoje e ofereciam pouquíssimos serviços. Houve de lá pra cá constantes inovações, reduziram o tamanho dos aparelhos e aumentaram sua funcionalidade, facilitando as nossas atividades cotidianas e oferecendo também entretenimento.
As inovações organizacionais visam uma melhor articulação e coordenação no interior das empresas, exigem novas competências, atitudes e aperfeiçoamento por parte dos funcionários.
Este tipo de inovação visa de uma forma geral melhorar o desempenho de uma empresa, reduzindo seus custos administrativos ou custos de transação e ao mesmo tempo estimulando o local de trabalho (logo há um aumento também na produtividade do trabalho).
Realizamos uma pesquisa sobre inovação. Entrevistamos pessoas de diferentes faixas etárias e formações diferentes. Segue abaixo o resultado da pesquisa com 20 (vinte) pessoas sobre o conceito de inovação.
1- A.R.O 52 anos: Inovação e o aperfeiçoamento de um produto, visando uma maior satisfação do cliente e atendendo as suas necessidades.
2- L.A.S.J 37 anos: Inovação é uma mudança de atitude, como a nossa forma de agir e pensar.
3- F.M.P.S 48 anos: É encontrar um método de trabalho que se produza mais com menos custos, aumentando assim a lucratividade.
4- M.M.G.V 45 anos: Inovar é aplicar novos serviços e recursos a um produto que já existe.
5- E.P.B 29 anos: É buscar novos métodos de trabalho para o desenvolvimento de uma empresa.
6- C.J.G.S 27 anos: Inovar significa abandonar velhos hábitos.
7- D.F.A.M 32 anos: Inovar vai além da criatividade, de pensar em coisas novas. Inovar é fazer coisas novas.
8- F.A.O.S 38 anos: Inovação é um processo usado pelas empresas na fabricação de seus produtos, para trazer mais conforto e comodidade para as pessoas.
9- J.M.S 43 anos: É estar sempre em busca do novo, não ficar parado no tempo.
10- J.O.S 28 anos: Inovação é desenvolvimento de novos métodos de trabalho.
11- F.P.S 48 anos: Inovar é buscar novas tecnologias.
12- A.O.C 33 anos: Inovar é sair da rotina.
13- P.R.A.S Professor, 53 anos: Inovar é buscar novos métodos de ensino que facilitem o aprendizado dos alunos.
14- A.S 58 anos: Pra mim significa
...