Comportamento Organizacional
Exames: Comportamento Organizacional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosanedcaldeira • 9/9/2014 • 3.492 Palavras (14 Páginas) • 337 Visualizações
ATPS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ANHANGUERA EDUCACIONAL POLO DE PELOTAS – RS
1º SEMESTRE - GESTÃO PÚBLICA
Rogério Neves Correa RA: 6751375218
rogeriocorrea15@hotmail.com
Flavio Divino Leite da Rosa RA: 9069449746
flaviorosa_pel@hotmail.com
Rosane Demari Caldeira RA: 6785360213
rosanedcaldeira@yahoo.com.br
Kátia Cecilia Silva Oliveira RA: 6918389348
katiacecilia-@hotmail.com
Denise Souza Holbig RA: 6599273708
denise_holbig@yahoo.com.br
Tutor da disciplina: Emerson Gaino – Pólo Leme- SP
Abril 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO PG. 1
CAPITULO 1 PG. 2,3
CAPÍTULO 2 PG. 3
2.1 Pesquisa Como Inovar na Empresa que Você Trabalha PG. 3,4,5
2.2 Efeitos da Inovação Segundo Pesquisa PG.5,6
CAPITULO 3 PG.6,7,8
CAPITULO 4 PG. 8
CONCLUSÃO PG. 9
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
O comportamento organizacional é o ramo que pesquisa o que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, utilizando este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional, cada indivíduo tem suas habilidades individuais, isto é de extremo fundamento para que na hora de organizar um quadro funcional estas habilidades individuais possam ser usadas na montagem da equipe.
Uma organização precisa ter um administrador eficiente com capacidade de orientar nas tomadas de decisões, para obter bons produtos e produtividade utilizando a menor quantidade de recursos, as organizações não se conduzem por si mesmas, por isso a necessidade de um pensamento comum que auxilie o administrador ao planejar, organizar, dirigir e controlar o trabalho realizado pelas pessoas, para ter certeza que os objetivos serão alcançados
Segundo Robbins na prática os executivos já compreenderam que há muito tempo a importância das habilidades interpessoais são essenciais para a eficácia da gestão, as escolas de administração demoraram um pouco para captar essa mensagem. Ter trabalhadores com boas habilidades interpessoais garante um ambiente de trabalho mais agradável, o que, por sua vez, facilita a contratação e manutenção de pessoas qualificadas.
Conseqüentemente a organização usando a eficácia e a eficiência terá produtividade, melhor desempenho e funcionários mais competentes, para atingir os objetivos e metas para um bom comportamento organizacional.
Capitulo 1:
Comportamento Organizacional é uma área da administração que avalia o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa, e uma linha que estuda o comportamento humano, as ações e atitudes de um indivíduo ou grupo no ambiente das organizações.
Este estudo explica a identificação das causas ou razões que levaram a determinados fatos, e prevê a direção para eventos futuros e com maior facilidade monitora o comportamento do ser humano.
Munidos deste estudo o gestor se utiliza desta ferramenta para aumentar a produtividade e qualidade de seus produtos, melhora as habilidades humanas, como motivação, liderança e treinamento entre outros, administra a força de trabalho com toda a sua diversidade de raça, etnia e sexo dos funcionários, assim como estimula a inovação e a mudança, ajudando seus funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e o profissional, melhora o comportamento ético, criando um clima saudável para seus funcionários, em contrapartida sua organização terá um aumento de produtividade e qualidade.
Para Eduardo Soto o comportamento organizacional busca aprender o elemento emocional, que forma várias transformações nas organizações com ideais de pessoas que nelas trabalham, afirmando como as emoções causam impacto no comportamento organizacional, utilizando a inteligência nos fundamentos do comportamento, com base na psicologia, mostrando novas trilhas do comportamento humano nas organizações, auxiliando na compreensão das práticas organizacionais.
Já para Geraldo Caravantes além da psicologia ele se utiliza de outras ciências sociais, para ele comportamento organizacional é uma área do conhecimento integrante das ciências sociais, (assim como a psicologia, sociologia, antropologia, ciência e a política), que analisa o comportamento compartilhando conceitos vindos de outras ciências sociais e o que elas contribuem como Psicologia (motivação, stress e seu controle), Sociologia (formação e operação do grupo), Antropologia (análise cultural do conflito) e a Ciência e a Política (entendimento do poder, como ele se distribui na organização). Utilizando-se de métodos científicos, permitindo uma previsibilidade e a habilidade de generalizar uma situação para outra, permitindo que os praticantes do comportamento organizacional estudem os problemas na organização e não precisem ficar só na intuição.
O Sistema do Comportamento Organizacional Fechado, não apresentam intercambio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhum tipo de influência do ambiente, mas também não o influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora, já o Sistema Aberto apresentam relações de intercambio com o ambiente, por meio de entradas e saídas. Os sistemas abertos regularmente com o meio ambiente, são eminentemente adaptativos, Isto é, para sobreviver devem reajustar-se constantemente as condições de meio em que estão inseridos.
Capítulo
...