Comportamento Organizacional
Artigo: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 24/10/2014 • 1.655 Palavras (7 Páginas) • 248 Visualizações
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO........................................................................................................... 03
2 – DESENVOLVIMENTO.............................................................................................. 03
2.1– Conceitos de Comportamento Organizacional.................................................... 03
2.2– Quadro Comparativo em sistema aberto e sistema fechado................................ 03
3 – PESQUISA CONCEITO DE INOVAÇÃO................................................................ 04
4–VANTAGEM COMPETITIVA.................................................................................... 06
4.1- Por que fracassam os planos de mudança?........................................................... 06
5 - A PERCEPÇÃO E A COMUNICAÇÃO DENTRO DA ARTE DE ADMINISTAR. 06
5.1 Comunicação......................................................................................................... 07
6 – CONCLUSÃO............................................................................................................. 07
7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................ 08
1. Introdução
O objetivo desse trabalho é compreender o comportamento e as necessidades de uma organização, abordando as inovações nos dias de hoje. Analisar situações dentro de uma empresa, podendo assim trazer benefícios para que a organização tenha melhor desempenho, gerando um convívio melhor entre os colaboradores.
O comportamento organizacional está se estabelecendo como um meio próprio de estudo, analisando suas teorias e técnicas de pesquisa. Apesar do estudo ser sistemático e rigoroso, é evidente a necessidade de ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de comportamento organizacional leva em conta toda uma estrutura contingencial.Assim serão examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
O comportamento organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.
2. Desenvolvimento
2.1 Conceitos de Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional estuda os comportamentos dos indivíduos de uma empresa, bem como o controle do mesmo para que o trabalho se desenvolva de maneira eficaz, aumentando assim a produtividade, a qualidade e a motivação, estimulando mudanças inovadoras.
Segundo John A. Wagner III, o comportamento organizacional prevê a compreensão dentro do ambiente de trabalho, influenciando também para que ocorram modificações no comportamento humano. O comportamento organizacional estuda também o comportamento e as atitudes dos funcionários de um ambiente de trabalho, e o efeito que isso causa no grupo informal sobre os sentimentos e as manifestações dos trabalhadores, assim como a eficácia e eficiência.
As organizações, devido à ampla concorrência de mercado, têm que incentivar e preparar cada vez mais seus colaboradores, com estratégias e métodos que sejam bons para ambos: empresa e funcionário.
2.2 Quadro comparativo em sistema aberto e sistema fechado
A teoria do sistema aberto e fechado foi desenvolvida por Ludwig Von Bertalanffy com o objetivo de sintetizar as idéias comuns a varias disciplinas, conforme exemplo a seguir.
Segue abaixo um quadro comparativo:
Sistema aberto dentro de uma organização Sistema fechado dentro de uma organização
Interação ao meio ambiente Não sofre influência do meio ambiente
Troca informações e pode ser influenciado Comportamento pré-determinado
Mantém-se operante devido à adaptação E definido pelo conteúdo
É definido pela forma Não resiste a mudanças
Mantém-se resistente a mudanças Conserva a matéria
Sociedade/seres vivos Objetos físicos/máquinas
O comportamento organizacional é importantíssimo para uma empresa, tendo como meta a adequação das prioridades da organização e o processo de evolução.
3. Pesquisa Conceito de Inovação
Cintia Toledo de Castro – Vendedora Interna
R – Inovar seria se atualizar, andar sempre com a tecnologia que avança a cada instante.
Silvia Do Carmo Rosa– Analista de Suporte de Sistemas
R – Criar novas ideias para ter algo para inovar, e estar apto a mudanças.
Camila Bergamin– Assistente de RH
R – Tentar algo novo, algo inédito, inovar seria novas experiências.
Marcelo Venâncio – Analista de TI
R – Inovar é uma como uma novidade, e acredito que é uma iniciativa revolucionaria para uma organização.
Gisele Vicentine – Assistente de Faturamento
R – Inovação é sempre tentar objetivos novos.
Rubia Marcela Miranda– Vendedora Interna
R – Inovar é explorar o sucesso de novas ideias.
Guilherme Peres Vieira– Vigilante
R – Inovar é tudo que produz benefícios.
Terezinha Botelho Ferreira– Encarregada Produção
R – Inovar é abrir sua mente.
Juliele Picarelli – Assistente Administrativo
R – Todo crescimento em geral vem das inovações, inovar sempre é preciso.
Anderson Soares– Auxiliar de Almoxarifado
R – Inovar é tudo aquilo que lhe traz um ótimo retorno.
Guilherme Silva- Auxiliar Administrativo
R – Estar pronto e disponível a mudanças, isso é inovar.
Eliana de Paula – Operadora de Caixa
R – As pessoas que se abrem para inovar estarão em vantagens em relação aos demais.
Jorge Mario Fusussi– Operador de Máquina
R – Traçar uma nova rota, ser flexível a mudanças.
Flavio Alexandre Rocha – Enfermeiro
R – Inovar é melhoria, ideias novas.
Carlos Henrique Penteado- Estudante
R – Inovar é fundamental para manter-se no mercado atual.
Sandra Momentel – Recepcionista
R – Inovação é o desejo que vem de dentro de cada um para ser melhor a cada dia.
João Rosa– Gerente Comercial
R – Inovar é ter ambição para melhorar.
William Aparecido Gomes – Analista de Suporte
R – Inovar é buscar sempre traçar outros caminhos para colher novos frutos.
Aline Araujo – Auxiliar de Faturamento
R – As melhores empresas sempre estão se inovando, buscando novos recursos, isso não pode parar.
Eliese Corradine – Estudante
R – Mudança sempre para melhor.
4. Vantagem Competitiva
Um grupo sempre necessita restituir valores, como união, respeito e participação, essa restituição também é essencial para a sociedade, pois alguns podem acabar se tornando individualistas.
Habilidade, mudança e necessidade são as três características principais para alcançar uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
Para que o grupo consiga adquirir experiência e conhecimento, se faz necessário a presença de um líder, que irá consequentemente guiá-los através do melhor caminho, conseguindo atingir desafiadores resultados. O trabalho em equipe é fundamental para que a organização consiga atingir suas metas. A presença do líder será importante para que a equipe trabalhe em sintonia, pois através dele os funcionários encontraram motivações para sempre se aperfeiçoar e se dedicar, a fim de concluir um trabalho sem erros e transtornos.
4.1 Por que fracassam os planos de mudança?
As organizações se encontram em constante estado de mudanças. O líder tem um papel muito importante no fracasso das mudanças, pois ele tem o poder de convencer as pessoas nas negociações, e isso pode antecipar problemas dentro da organização. O equilíbrio dos objetivos e organizações dentro de uma empresa e junto das pessoas é e sempre será um dos desafios que preenchem as mentes dos líderes.
Quando um líder não tem capacidade de antecipar situações que podem ser ameaçadoras para a organização, as mudanças também ficam ameaçadas, geralmente o fracasso dos planos de mudança dentro de uma organização é a falta de conhecimento do líder, como também a falta de comunicação, esses são os pontos fracos que impossibilitam o sucesso.
5. A percepção e a comunicação dentro da arte de administrar.
Um administrador deve sempre estar atento as mudanças que ocorrem dentro da empresa, junto da equipe de trabalho, a comunicação e a percepção fazem diferença nesse momento.
A percepção está atribuída aos estímulos sensoriais, ou seja, ao histórico de vida, é assim que se consegue organizar e interpretar o significado desses estímulos, como na aquisição e interpretação das informações obtidas.
Um líder ideal teve ter os seus sentidos, olfato, tato, paladar e visão, aguçados para que ele consiga perceber qualquer problema que possa estar ocorrendo em sua equipe, podendo assim encontrar a solução ideal para que ninguém seja prejudicado, e esses sentidos são a percepção.
A percepção, porém para ser eficaz, deve estar aliada a comunicação, que é a principal ferramenta para persuadir os funcionários a seguirem as regras e os padrões esperados, mas a comunicação tem que ser cautelosa, para que não haja um desentendimento entre o líder e a equipe, o primeiro tem que saber ouvir cada funcionário e assim encontrar a solução que agrade a ele e não prejudique a empresa.
5.1 Comunicação
A comunicação é o senso de compreensão de um emissor para um receptor, existem ainda alguns elementos fundamentais para que isso ocorra, o emissor tem que entender a mensagem que poderá causar ou não uma motivação, e consequentemente atingir o receptor, podendo assim realizar ou não um feedback, alcançando o ambiente ideal e a convivência perfeita entre líder, equipe e empresa.
Para que a liderança seja eficaz, o líder nunca deve deixar de comunicar os interessados do grupo, de qualquer mudança que venha a ocorrer, pois se esta falha acontecer, pode prejudicar o desenvolvimento e os resultados do trabalho.
Eficiência é a competência do administrador em obter produtividade e desempenho com a menor quantidade de recursos e tempo possíveis, ou seja, ele concretiza uma tarefa da melhor maneira possível. A eficácia, por outro lado, é a habilidade de fazer o que é necessário para se alcançar uma meta definida. Isto é, escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.
A eficiência é constante dentro de uma empresa que utiliza os meios de percepção e comunicação para lidar com os funcionários, pois através disso a eficácia se torna presente sempre.
6. Conclusão
O trabalho tem como tema Comportamento Organizacional focando de forma sucinta os processos de liderança, motivação, comunicação, grupos e estruturas organizacionais.
Ao longo da execução deste trabalho, foi possível constatar que o comportamento dos indivíduos dentro de uma organização é muito influenciado não só pela personalidade de cada um deles, como também por certas medidas implementadas pelos gestores de forma a criar um ambiente organizacional que contribua para a motivação dos seus colaboradores, permitindo dessa forma melhores resultados por partes deles. Isto contribui para que a organização mantenha um nível de competitividade necessário para continuar a ter sucesso no mercado.
Concluiu-se que o comportamento organizacional proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas eficazes para o desenvolvimento e satisfação por parte das pessoas na execução do seu trabalho e que contribui para alcançar melhores resultados nas organizações, podendo mesmo superar expectativas.
O maior desafio por parte dos gestores consiste em preparar as pessoas e as organizações para os desafios, não do presente, mas sim do futuro, o que exige uma contínua aprendizagem de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer as pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si, passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor, que ambicione sucesso no mundo dos negócios e das organizações.
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Fonte: ELEMENTOS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. James L. Bowditch, Anthony F. Buono. Cengage Learning. São Paulo. 2009. Pgs: 15 e 16.
Robbins, P. Stephan. Comportamento Organizacional: São Paulo, Prentice Hall, 2002
Comportamento Organizacional (Criando vantagem competitiva). John A. Wagner III, John R.
Hollenbeck.5ª edição. Pgs: 6 e 7.
Portal http://www.webartigos.com/articles/44374/1/Comportamento-ganizacional/pagina1.
HTTP://www.FelipePinho.com.br, disponível em 24-03-2012.
...