Comportamento Organizacional
Dissertações: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sirleyzago • 8/6/2013 • 2.743 Palavras (11 Páginas) • 370 Visualizações
GESTÃO DE RH
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA EAD: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
PROFESSORA PRESENCIAL: LUCIANA SÁ RIBEIRO
GOIÂNIA, ABRIL DE 2012
GESTÃO DE RH
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA EAD: MARIA CRISTIANE VINHOLI DE BRITO
PROFESSORA PRESENCIAL: LUCIANA SÁ RIBEIRO
GOIÂNIA, ABRIL DE 2012
Introdução
Administrar uma empresa atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.
A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Os gestores têm nos estudos proporcionados pelo Comportamento Organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.
O Comportamento Organizacional está se estabelecendo firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisa.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situacionais para entender as relações de causa efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se sobretudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Políticas. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudam também são complexas em explicar suas ações.
CAPÍTULO 01 – Comportamento Organizacional
1.1 Definição
O Comportamento Organizacional se refere ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e, vice-versa, com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos. Consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a
rotatividade e promover a cidadania organizacional. (Chiavenato,1985.)
1.2 – Organização
Quando se fala em organização, geralmente tem-se em mente um estado de relações ordenadas entre partes claramente definidas que têm alguma ordem determinada.
Sob esse prisma convém salientar as idéias de Weber (1978), quando aborda que as organizações são burocráticas e a lógica que move a sociedade moderna encontra-se no processo de dominação, por meio da racionalização, e da procura da mais valia e da acumulação do capital.
Assim, muitos teóricos atualizaram o pensamento de Weber, mostrando que as organizações agem por influência da pós-modernidade.
Para Restrepo (1992) uma organização deve ser definida em primeiro lugar como um sistema. Por sistema entende-se um “conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam numa relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados.
Outros autores como, Chiavenato (1985), Cruz (1997), Robbins (1996), Schermerhom (1996), tem o mesmo pensamento quanto à definição de sistemas para atingir as atividades ou os propostos.
1.3- Sistemas Abertos e Sistemas Fechados
No comportamento probabilístico e não-deterministico das organizações o ambiente é potencialmente sem fronteiras e incluem variáveis desconhecidas e incontroladas. Podemos dizer o comportamento humano nunca é totalmente previsível, as pessoas são complexas,
incluindo aquelas que pertence ao autocontrole.
As organizações são vistas como sistemas dentro de sistemas. Esta relação constitui o vinculo básico entre uma organização e o sistema maior de que e parte e proporciona uma base para a
classificação dos tipos de organização.
As fronteiras ou limites seriam as linhas que demarcam o que está dentro e fora do sistema, nem sempre a fronteira de um sistema existe fisicamente. As organizações têm fronteiras que diferenciam dos ambientes, e elas variam quanto ao grau de permeabilidade. A permeabilidade das fronteiras definirá o grau de abertura do sistema em relação ao meio ambiente.
As organizaçoes classificam-se quanto ao tipo de sistema em:
• Sistema aberto: sistemas que não podem ser adequadamente compreendidos de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento.
• Sistema fechado: sao sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.
QUADRO COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS EM COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema Aberto Sistema Fechado
Apresentam
...