TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional

Monografias: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento

As organizações estão em constantes mudanças em suas estruturas organizacionais, influenciadas pelas globalizações das demandas e serviços, sempre buscando eficiência e qualidade, diminuindo custo operacional e agregação de valores aos seus produtos.

O comportamento organizacional das empresas está diretamente atrelado a liderança: processo de influenciar pessoas em direção a objetivos. Essa influência pode ser de diferentes formas: Persuasão racional; Ser Inspirador; Consultiva; Troca; Colaborativa e através de Pressão.

Essa liderança deverá estabelece os objetivos: conhecer o adversário e montar estratégias; constrói um ambiente favorável (harmonia e amizade); instrui valores: (ser modelo de conduta); motiva para os objetivos. Ex: criar metas intermediárias às principais; Comunica-se. Ex: ser acessível aos membros.

Para que essa liderança tenha êxito, a motivação é um dos componentes mais complexos e interessantes do processo de liderança. Um líder pretende, essencialmente, motivar seus liderados. (SAMULSKI, 2002).

Essa motivação deverá: valorizar as pessoas; reconhecer os avanços; encoraja as iniciativas; oferece incentivos; enriquece as funções; delega autoridade; fazer avaliação e promove mudanças organizacionais.

A percepção no gerenciamento de ações em fundamental para que possa sentir os efeitos do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e os objetivos a serem alcançados e qual o comportamento dos colaboradores sobre à organização, no que se diz respeito a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Na vida cotidiana, todos os dias se devem inovar, seja no ambiente familiar, no trabalho e em todas as áreas, todo dia é um dia novo, devemos mudar sempre que for preciso para crescer, evoluir, aprender, para estar bem consigo mesmo e com os outros.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem do comportamento organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis situações para entender a causa e o efeito. Assim, são examinados caso a caso as variadas relações com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

A busca do trabalho conjunto exige habilidades essenciais, empatia, sociabilidade, o saber ouvir, dar e receber, para que a empresa funcione plenamente e assim proporcionar aos seus parceiros, fornecedores, consumidores e clientes um bom resultado de trabalho.

Nas empresas de hoje é notório a preocupação com as equipes de trabalho no alcance dos resultados, e o desenvolvimento de um bom grupo é determinante para a vida de uma empresa, isso pode ser um diferencial para o sucesso assim como pode ser do seu fracasso. Entende-se também que o resultado dependera da participação de cada integrante e do líder que também faz parte do grupo.

A diversificação nos grupos hoje, integrando as etnias e mostrando que as diferenças fazem parte da sociedade assim como cada um tem o próprio pensamento e a maneira de ver cada situação tem ajudado na formação de grupos independentes, sem muita supervisão direta sobre eles fazendo parte da estratégia de muitas empresas, estimulando assim a criatividade e a colocação de cada um dentro do grupo.

A pressão para se chegar a resultados tem lavado muitos a adotarem atitudes pouco éticas, tentando se justificar pelas metas a serem alcançadas, o respeito aos direitos humanos, trabalhistas e previdenciário tem colocado em xeque estas atitudes, assim como o assedio moral (muito falado hoje em dia), a tirania de alguns gestores e a administração que passa de pai pra filho, tem mudado muito nos últimos tempos, o Coach muito citado hoje em dia, para a formação de gestores nas organizações, preparando assim um novo modelo de gestão e preparação de grupos participativos.

Um bom lider entende que ser lider é saber ouvir, é direcionar os liderados, é dar liberdade (até certo ponto) para que se possa andar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com