Comportamento Organizacional
Casos: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliete.melo • 16/6/2013 • 10.070 Palavras (41 Páginas) • 398 Visualizações
Wanderlene da Silva Neves RA 341085
Andresa Silva e Silva RA 427024
Eliete Pinheiro de Melo RA 346906 Renilde Silva dos Santos RA 347408
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR EAD. -Ma. Yaeko Ozaki
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL- Sidiney Correa
PROFESSOR-TUTOR EAD- Rafael Pazeto Alvarenga
Belém/Pará
2013
SUMÁRIO
1- Introdução: capítulo 1____________________________________________03
2-Introdução: capitulo 2_____________________________________________06
3- Introdução: capitulo 3_____________________________________________09
4- Introdução: capítulo 4_____________________________________________12
5- Percepção e Comunicação__________________________________________18
6-Considerações Finais_______________________________________________27
Referências________________________________________________________28
1- INTRODUÇÃO
Capítulo-1
O comportamento organizacional trata-se de uma área da a que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano porque modelam o comportamento dos respectivos membros, pois influenciar as necessidades e motivos dos indivíduos em diferentes organizações, ou grupos na mesma organização. Incentivaram a produtividade, em como respostas rápidas as estratégias administrativas variadas.
O comportamento organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano, no contexto das empresas.
O comportamento organizacional preocupa-se com estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções. Sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência e efetividade.
Essa definição coloca em evidencia uma serie de elementos-chaves à compreensão do CO.
Em primeiro lugar, mostrar que a organização formal, inda que importante, é apenas uma de suas preocupações; em segundo lugar, incluem entre seus objetos de estudo os indivíduos, os grupos e o ambiente onde opera a organização; em terceiro lugar, a partir de uma visão sistemática, procura estudar as inter-relações e interdependências entre os elementos antes citados; em quarto lugar, entende que as organizações, como dizia Drucker, são ficções legais e, portanto, são os indivíduos que atuam em tais organizações os que efetivamente fazem com que elas sejam eficientes, eficazes e efetivas.
Sorge e Warner Assim definem: Um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro das organizações e os traços mais salientes de seu contexto e ambiente adquirem forma; a razão pela qual todas essas coisas acontecem da maneira como acontecem e a que proposito elas servem.
- Derek Pugh define: Comportamento Organizacional como o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.
Sistemas Abertos: Nos sistemas abertos existem permutas da empresa com o meio ambiente externo que está a sua cerca, as mesmas são dependentes e necessitam da influencia ambiental externas, plenamente integradas e interagindo com o mundo, viabilizando sua existência perenidade. As empresas, mas abertos, com integridade, planejamento, normas, procedimentos, regras, envolvimento das pessoas, todo de forma estruturada e organizada, possibilitando uma dinâmica de funcionamento sistemático e integrativo. As organizações, segundo a teoria dos sistemas, podem ser vitais como um sistema dinâmico aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.
Sistemas Fechados: Não existem permutas da empresa com meio ambiente externo que está a sua volta, as mesmas são insensíveis e indiferentes a qualquer influencia ambiental, não se integrando ou interagindo com o mundo, inviabilizando sua existência. O conceito de sistema fechado segue a mesma ideia, é isolado, hermético, independente e sem permitir abordagem sistemática, sem receber influencia qualquer ao mesmo e também sem permitir influenciar o meio ambiente externo.
Quadro Comparativo
Sistemas Abertos Sistemas Fechados
São constuídas de partes menores e fazem parte de uma sociedade maior Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda.
Apresentam interdependência entre suas partes Não recebem nenhuma influência do ambiente e por outro lado não influenciam.
Requerem Homeostasia, conseguida com unidirecionalidade e progresso.
Paralelamente requerem também adaptabilidade, conseguida pela morfogênese. Não recebem nenhum recurso externo
Possuem fronteiras ou limites - Nada produzem que seja enviado para fora
FONTE: http://jbinfotel.blogspot.com.br/2012/04/cap1 - comp....
2- INTRODUÇÃO
...