Comportamento Organizacional
Trabalho Universitário: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosi.cruz35 • 18/3/2015 • 3.532 Palavras (15 Páginas) • 233 Visualizações
Comportamento Organizacional
Inicialmente, podemos definir Comportamento Organizacional como: o comportamento de uma pessoa, um grupo de pessoas ou uma equipe, perante seus colegas de trabalho, seus chefes ou seus clientes dentro de uma determinada organização ou dentro do ambiente onde as mesmas trabalham.
O Comportamento Organizacional não depende apenas do treinamento que o profissional tem na empresa, muitas vezes, ou na maioria delas, o comportamento organizacional decorre por diversos motivos, como por exemplo: problemas familiares, problemas pessoais, problemas financeiros, falta de treinamento, por problemas na chefia da empresa ou também por uma educação inadequada.
O Comportamento Organizacional compartilha conceitos provenientes da psicologia, sociologia, antropologia e ciência política, visto que a psicologia no comportamento organizacional visa identificar como o profissional se porta em ambientes de liderança, stress no trabalho, desempenho e conflito tanto de interesse como interpessoal. A sociologia contribui com o comportamento organizacional em aspectos relativos a mudanças no ambiente de trabalho, inovação tecnológica ou estrutura empresarial. Em relação à antropologia sua contribuição afeta a análise objeto do conflito. Já a ciência política é voltada principalmente para o entendimento do profissional com relação à estrutura organizacional onde o mesmo está inserido, ou seja, está focada no organograma da empresa ou como poder está distribuído.
Contudo, o Comportamento Organizacional é um método cientifico importantíssimo para entender o comportamento do individuo dentro de uma organização, empresa ou ambiente de trabalho, visto que tal estudo nos fornece uma base razoável de como entender, proceder ou resolver problemas que possa vir a ocorrer dentro da organização.
Questões:
O que você entende por Comportamento Organizacional? Qual a sua importância?
Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional. O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional frente aos seguintes fatores:
o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, Seus recursos humanos e seus objetivos, O efeito dos trabalhadores sobre as organizações, no que tange sua eficiência,
eficácia e efetividade.
2) O que você entende por cultura organizacional ?
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Quanto mais você entender a cultura da sua empresa, maior a chance de sobrevivência no mercado.
3) Dentro do Conceito de Visão Sistêmica temos como base o estudo da Teoria Geral de Sistemas. Sob esta visão o que são sistemas e como são compostos?
Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes inter-relacionadas, interatuantes ou interdependentes, dotada de um objetivo. É composto de sistema aberto e sistema fechado.
Sistema Fechado: (sistema interno): São os sistemas que não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, os sistemas fechados não recebem nenhuma influência do ambiente e, por outro lado, também não o influenciam.
Sistema Aberto: São os sistemas que apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas.
O inglês Derek Pugh define o Comportamento Organizacional como:
“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro dela”
Ou seja, Pugh diz que o CO seria uma disciplina curricular, onde podemos estudar o Comportamento humano, focando nas funções e no resultado final dessa função, analisando também o comportamento individual ou global de uma organização.
Seguindo um pouco mais além, Jonh Ivancevich define o CO de uma forma mais complexa e detalhada.
Ivancevich analisa o foco das atitudes e instintos providos dos trabalhadores e ressalta o resultado obtido com grupos informais; que nada mais são os grupos de amigos que conquistamos em nosso ambiente de trabalho, havendo uma comunicação coloquial a busca de percepções e emoções geradas pela análise psicológica.
Eficiência, Eficácia e Efetividade.
Para ter sucesso nas metas da organização, temos que ser eficiente no trabalho a ser desenvolvido.
Ser eficiente é fazer um trabalho correto, sem erros e que se destaque dos outros pela qualidade do plano executado.
Eficácia é ser eficiente para alcançar o objetivo proposto.
Ex. Ao estudar para aprova, a eficácia seria ganhar o concurso.
Efetividade é a junção de ser eficiente e ser eficaz, pois assim o plano poderá sair do papel e vir para realidade; fazer existir.
Disciplinas do CO.
Para que possamos analisar o Comportamento Organizacional precisamos conhecer as disciplinas que estão contidas no (CO).
Psicologia: Nível Individual de Análise; enfoque no individuo, refletindo na percepção e concepção do mesmo.
Ex: Stress, Motivação, Aprendizagem, autoestima e depressão.
Sociologia: Nível Grupal de análise; foco na sociedade e comportamento da mesma.
Ex. Formação de grupo, operação do grupo em um ambiente de trabalho.
Antropologia: Nível Cultural de análise; Costumes, Restrições, percepção étnica, influencias de concepção.
Ex. crenças ações e significados que diferem de outro grupo.
Ciências Políticas: Nível Organizacional de análise; Liderança, uso do poder e conflito que possam existir em uma organização.
Ex. demandas,
...