Comportamento Organizacional
Tese: Comportamento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CFBUENO4 • 22/8/2013 • Tese • 1.938 Palavras (8 Páginas) • 499 Visualizações
Universidade Anhanguera
Centro de Educação a Distancia
Tecnologia em Logística
Comportamento Organizacional
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADA
Professora-Tutora a Distância
Ana Claudia Haberland
Nome RA
Cristiano Felice Bueno 2307352816
Rafael F. Custodio 6788409239
Marcela Ap. da Silva 6788409366
Henry Ronald da Silva 6942009157
Alexandre Muterle de Oliveira 6577296826
Fabio Eugenio Domingues 3367591467
Adroaldo Pereira Santos 6505275376
Jundiaí, 16 de Abril de 2013
Comportamento Organizacional
ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADA
Introdução
A importância da Comunicação Organizacional
A comunicação será eficiente quando houver univocidade entre codificação e decodificação e eliminação dos ruídos na transmissão, com um sistema de retroalimentação, buscando entendimento e compreensão.
A comunicação organizacional é um processo estratégico que visa à provocação de comportamentos inovadores, dinâmico, complexo e estratégico, operando de maneira democrática e disseminadora dos valores da empresa para os colaboradores internos e os envolvidos externos.
A globalização está proporcionando mudanças relevantes, como busca incessante para a produtividade, excelência na satisfação do cliente, sustentabilidade, com isso, surge novas concepções para de gestão de negócios.
A realidade virtual é capaz de aproximar pessoas de todas as partes do mundo pela informação e, ao mesmo tempo, isolar os indivíduos do convívio profissional, modificar as relações de trabalho e as formas de consumo e transformar os conceitos de trabalho e de empresa.
As empresas devem ter a comunicação e informação como base e instrumentos de gestão que criam e desenvolvem uma cultura, fazendo com que todos se sintam envolvidos, resultando em seu desenvolvimento.
A comunicação faz parte do ambiente empresarial, com todas as mudanças tecnológicas e a globalização, surgiram novos desafios para as organizações para construir suas estratégias de gestão.
A comunicação organizacional deve ser entendida como um dos elementos para a estratégia da empresa.
A imagem publica passou a representar um fator estratégico importante quanto o produto ou serviço.
Uma empresa não é constituída apenas de dados tangíveis (matéria-prima, balanço, produção, etc), mas também de fatores intangíveis (visão, missão, valores, política, normas) que por sua vez são importantíssimos.
Eficácia e Eficiência: diferenças e igualdades
Eficiência: capacidade de obter produtividade e desempenho utilizando a menor quantidade de recurso (tempo, material, mão-de-obra, etc), ou seja, uma pessoa eficiente é a que realiza sua tarefa da melhor forma possível.
Eficácia: capacidade de realizar o que é preciso, escolher os melhores meios para conquistar um objetivo.
Resumindo a eficiência é a forma com que a atividade é realizada e a eficácia é o resultado desta, por isso as duas estão interligadas, não obtêm resultados uma sem a outra.
Capitulo 1
Definição de CO:
O comportamento organizacional nada mais é que o estudo das organizações e de como os indivíduos interage dentro dela. Existem várias definições de CO, mas todos levam para uma mesma resposta, mesmo com palavras e frases diferentes, mas sempre para a mesma finalidade.
Segundo os estudos realizados por Frederick Taylor, Henri Fayol, Mary PackerFollet entre outros que o CO desenvolveu quatro características especiais, onde resumimos.
Primeiro lugar, o CO é um corpo interdisciplinar de conhecimento com forte ligação com a ciência comportamentais da psicologia, sociologia e antropologia; bem como as ciências sociais, tais como sociologia e economia.
Segundo lugar, o CO focaliza aplicações e relevância; procura respostas para questões práticas com consequênciasreais para o comportamento nas organizações.
Terceiro lugar, o CO usa métodos científicos para desenvolver e testar suas teorias e conceitos.
Quarto lugar, o CO utiliza pensamentos contigencial para verificar como situações diferentes podem ser entendidas e trabalhadas. Em vez de buscar uma forma única ou universal de gerenciar pessoas e organizações, o CO reconhece que as praticas devem se encaixar de acordo com as necessidades das organizações. (Fundamentos de CO, 2º edição, 29).
Abaixo citaremos algumas definições de diferentes autores para aprofundarmos melhor os conhecimentos.
Para Derek Pugh, autor inglês, a definição de CO é:
“O estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. (PLT – Comunicação e comportamento organizacional, 27).
Já para o professor John Ivancevichdefine CO da seguinte maneira:
É a preocupação com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores. (PLT – Comunicação e comportamento organizacional, 28).
Sorge e Warner definem CO da seguinte maneira:
Um corpo interdisciplinar de conhecimento e de pesquisa, preocupado em explicar como as organizações formais, o comportamento das pessoas dentro
...