Conceitos Fundamentais De Programação
Dissertações: Conceitos Fundamentais De Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: betomauro • 6/5/2013 • 938 Palavras (4 Páginas) • 673 Visualizações
1. Noção de Algoritmo:
Trata-se de resolução de problemas, primeiramente analisamos o problema, tentamos entender o que esta pedindo e definimos de que forma ou linguagem vamos descrever que chamamos de : narrativa, fluxograma ou portugol ( português estruturado). O próximo passo é traduzir o algoritmo em uma linguagem de programação específica, trata-se da fase de programação. O algoritmo é uma forma de o programador apresentar a sua abordagem do problema para outras pessoas. Um algoritmo é o anunciado, em uma linguagem bem definida, de uma sequência de operações para resolver o problema.
Exemplo:
PREPARO DE UM MIOJO (linguagem narrativa)
1. Junte uma vasilha para micro-ondas funda e pequena
2. Quebre o miojo em partes pequenas e junte água que deve apenas cobrir a altura do macarrão
3. Junte o tempero, requeijão e a massa de tomate tentando dissolve-los ao máximo
4. Agora se desejar coloque pedaços de queijo para dar um novo sabor
5. Após o preparo no microndas deixe-o por 1 minuto dentro do mesmo
6. Retire misture bem na própria vasilha utilizada sirva
7. Você terá um prato sofisticado e diferente
8. Para aumentar as porções é só dobrar os ingredientes da receita
2. Pseudolinguagem:
Refere-se a linguagem do seu programa, que será desenvolvida para que o software possa ler e então realizar as tarefas , ou melhor dizendo, os comandos que o programador digitou. Entretanto a linguagem de um algoritmo pode estar vinculada a facilitar o entendimento de quem a le.
3. Estrutura de um programa em C:
A - Declarar Biblioteca;
B - Declarar Variáveis
C - Comando padrão de saída
D - Comando IF(se) perguntas
A - Declarar bibliotecas:
#include <nome da biblioteca .h>
Nome da biblioteca: stdlib*
stdio* *
*std=standard(padrão) lib=library(biblioteca)
** std=standard(padrão) io =input/output
Programa-Declarações:
#include <nome da biblioteca .h>
main()
{
Declarar as variáveis;
Comandos;
}
B - Declaração de variáveis:
Tipos de variaveis Função
Float Para números deciamais (flutuantes) ;
Char Caracteres ;
Int Para números inteiros ;
C - Comando padrão de saída:
printf (“texto”\t);
printf (“texto”\n); -> pula linha
system("color xx"); -> biblioteca de cores
scanf(“%tipo de variavel”&nome da variavel)
Tipos de variaveis Nome da variavel
%i Inteiro
%d Inteiro decimal
%f Float
%c constante
%s String
D - Comando if(se) Perguntas:
If (condição1 operador racional condição2)
{
Comandos;
} Else
{
Comandos;
}
Tipos primitivos para representação de Dados e Variáveis:
Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.
A maioria das linguagens oferece tanto representações dos números inteiros, , como representações dos números reais. As representações computacionais desses tipos são apenas aproximações desses conjuntos matemáticos, que são infinitos, não podendo ser representados na memória do computador, que é finita. No caso dos números reais, temos, também, apenas aproximações das dízimas infinitas não periódicas.
A Tabela 1 mostra os principais operadores aritméticos, a forma como são representados e exemplos de como utilizá-los.
Tabela 1 – Operadores aritméticos.
Operador Representação Exemplo
Menos unário - -a
Potenciação ^ a^5
Multiplicação * a*5
Divisão / a/5
Módulo (resto da divisão) % a%5
Adição + a + b
Subtração - a – b
Valores numéricos podem também ser operandos de operadores relacionais.
A Tabela 2 mostra os operadores relacionais mais comuns.
Tabela 2 – Operadores relacionais
Operador Representação Exemplo
Comparação menor < a < 5
Comparação menor-igual ≤ a ≤ 5
Comparação maior >
...