Concreto
Por: thalisac • 1/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 351 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular supervisionado proporciona a complementação do ensino e da aprendizagem sendo planejado, executado e avaliado em conformidade com o currículo, o programa e o calendário da Instituição. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, artigo 1º, parágrafo 2).
O Estágio foi realizado no período de 03 de agosto de 2015 a 02 de outubro de 2015 em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos – Residencial Toniolo – Rua Tamandaré, 304, CEP. 01525-000, Liberdade – São Paulo – SP, inscrita no CNPJ/MF sob n°07.463.596/0007-05, das 13 às 19 horas de segunda a sexta para cumprir a carga horária de 200 horas, sob supervisão da Nutricionista Clínica Amabile Guiotto e orientação da Professora Ms. Regina Celia Amadeu da Costa Maeda.
O Estágio supervisionado em Nutrição Clínica tem como objetivo capacitar o aluno para: realizar avaliação do estado nutricional; triagem e diagnóstico do estado nutricional; prescrição dietética; adequação da composição da dieta ao paciente; acompanhamento da evolução dietoterápica em função da evolução clínica, nutricional e da ingestão alimentar do paciente; orientação dietoterápica de alta hospitalar; atendimento ambulatorial; prescrição, avaliação e acompanhamento de dieta enteral e fórmulas lácteas; avaliação e acompanhamento de dieta parenteral; elaboração e acompanhamento de dietas especiais; solicitação e interpretação de exames bioquímicos. O estágio em Nutrição Clínica também visa possibilitar a experiência de relacionamentos interdisciplinar no cuidado à doença.
2. OBJETIVOS DO ESTÁGIO
2.1. Objetivo Geral
Ao final do período do estágio, proporcionar ao aluno a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso, tornando-o apto a exercer as funções inerentes ao profissional nutricionista na área de Nutrição Clínica.
2.2. Objetivos Específicos
- Integrar-se à equipe de saúde, reconhecendo a importância do atendimento multiprofissional;
- Promover educação nutricional a pacientes e/ou familiares, contribuindo para a continuidade da dietoterapia após alta.
- Conhecer a estrutura e o funcionamento da unidade hospitalar
- Identificar e exercer a relação nutricionista/ paciente
- Acompanhar a evolução nutricional e clínica;
- Caracterizar administrativamente a Unidade de Nutrição e Dietética (UND);
- Realizar atendimento dietoterápico individualizado ao paciente internado;
- Avaliar o estado nutricional do paciente, e determinar o diagnóstico nutricional;
- Definir nível de assistência nutricional;
- Estabelecer conduta nutricional;
- Realizar prescrição dietoterápica e dietética;
3. IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
Para esse estudo de caso foi realizado o acompanhamento da paciente S.K, onde a mesma não possui nº do prontuário, residente da (ILPI) Residencial Toniolo, brasileira, nascida no Rio de Janeiro no bairro Centro Caraguatatuba, localizado na rua Diogenes Ribeiro de Lima nº699/apto 204.
Paciente do sexo feminino, solteira, não tem filhos, nascida no dia 18/07/1927, com 88 anos de idade, paciente retrata-se ser pianista e judia. Queixa principal Demência, foi diagnóstica com síndrome demencial e síndrome depressiva.
A paciente foi estudada e observada do dia 17/08 a 27/08.
4. ANTECEDENTES MÉDICOS
Através da analise do prontuário da paciente não foi possível identificar doenças anteriores, a paciente não recebe visitas constantes com isso não foi possível fazer o levantamento das informações.
Paciente S.K não ficou internada, não fez cirurgia, usa próteses, possui incontinência urinaria, deficiência auditiva, problemas de deglutição, alteração da marcha( alto risco de queda), distúrbio de memoria, deambula com o auxilio ou cadeiras de rodas.
Sr. S.K não possui Diabetes Mellitus, infecções pulmonares, neoplasias e nem Edema.
5. ANTECEDENTES FAMILIARES
Devido a paciente não ter se casado e não ter tido filhos, no prontuário não possui informações.
6. HISTÓRICO SOCIAL
Paciente não possui filhos e segui a religião judia, o único contato familiar e responsável pela paciente são os sobrinhos Cesar Augusto Caetano da Silva e Kareen Denize Bettini Kutzik Caetano da Silva, que asseguram que a paciente tinha uma vida de alto padrão.
7. DADOS DO EXAME FÍSICO REALIZADO POR MÉDICO/ ENFERMAGEM
O exame físico citado abaixo foi realizado pela enfermagem no dia 10/08.
A paciente mantém-se estável, sem alterações, por conta disso o exame físico não é realizado todos os dias, durante o período de estudo de caso não foi realizado o exame físico, por conta disso os dados coletados foram do dia 10/08.
- Temperatura: 36 graus
- Pressão Arterial: 130x80
- Frequência Cardíaca: 82
- Frequência Respiratória: 20
Em relação a alimentação da paciente no período observado, foi possível constatar que a paciente tem dificuldades em se alimentar devido a um problema nas mãos, onde não consegui se alimentar com um utensilio comum, a paciente é destra, porém a colher adaptada é para a mão esquerda, com isso a mesma tem dificuldades ao se alimentar sozinha, não aceita ser alimentada por outras pessoas. Devido a dificuldade, realiza a refeição em um tempo maior que os outros pacientes, deixa cair muito alimento no chão, com isso a paciente na maioria das vezes preferi usar as mãos para levar o alimento até a boca, isso a incomoda e muitas vezes desisti de se alimentar.
...