Concreto Protendido
Dissertações: Concreto Protendido. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: acapella • 29/4/2014 • 463 Palavras (2 Páginas) • 741 Visualizações
Concreto Protendido
[cabos de aço tracionados e presos dentro da própria laje]
A protensão é uma tecnologia que confere ao concreto maior resistência à tração, sendo bastante interessante em estruturas onde existem esforços de flexão elevados. Trata-se de tecnologia inteligente, eficaz e duradoura, capaz de oferecer soluções estruturais com ótimas relações custo-benefício. A protensão pode resultar, em muitos casos, em estruturas com baixa ou nenhuma necessidade de manutenção ao longo de sua vida útil, além de permitir outras características como:
• Grandes vãos
• Controle e redução de deformações e da fissuração
• Possibilidade de uso em ambientes agressivos
• Projetos arquitetônicos ousados
• Aplicação em peças pré-fabricadas
• Recuperação e reforço de estruturas
• Lajes mais esbeltas do que as equivalentes em concreto armado: isso pode reduzir tanto a altura total de um edifício, como o seu peso e, conseqüentemente, o carregamento das fundações.
As vantagens da tecnologia são diversas e justificam o seu emprego mundialmente, para a execução de projetos arquitetônicos convencionais e arrojados, em obras de pequeno, médio e grande porte.
O concreto protendido começou a ser desenvolvido no século XVIII, porém, só obteve sucesso quando o francês Eugène Freyssinet em 1928 desenvolveu um método de ultrapassar a fraca resistência à tração que o concreto possui.
A sua aplicação permite a construção de pavimentos e pontes com vãos mais extensos do que aqueles obtidos com o uso do concreto armado, possibilitando ainda o desenho de elementos estruturais com seções transversais de menor dimensão.
Ao pré-esforçar o aço dos varões cria-se uma carga de aperto que faz com que se crie uma força de compressão que compensa a tensão que o concreto exibiria face à carga.
Técnicas de fabrico
- Concreto Protendido com pré-tração: o concreto é colocado sobre varões tensionados previamente (normalmente pré-fabricados / pista de protensão);
- Concreto Protendido com pós-tração / Cordoalha aderida: a tensão é aplicada só após o concreto ter atingido uma dada consolidação, através do uso de macacos hidráulicos que tracionam os varões (as cordoalhas) sendo estes depois fixados à extremidade da estrutura com detentores adequados (NICHOS DE ANCORAGEM);
- Concreto Protendido com pós-tração / Cordoalha Engraxada: cada cordoalha é acondicionada dentro de uma bainha metálica recebendo uma cobertura de graxa especial, sendo assim possível tensionar cada varão independentemente.
A utilização de armaduras protendidas em estruturas de concreto se consagrou no Brasil, nas últimas décadas, como técnica construtiva. Esse fato pode ser comprovado através do grande número de obras civis realizadas, desde silos e tanques, passando por pontes e viadutos, até edifícios de todos os tipo, incluído obras com mais de 40 anos
O Masp, na av. Paulista possui
...