Concreto poroso
Por: Rodrigo Medeiros • 9/11/2016 • Artigo • 1.296 Palavras (6 Páginas) • 624 Visualizações
Concreto Poroso para piso permeável drenante
Beatriz Almeida, Fabrício Salvador, Gabriel Soares, João Roberto Soares, Rodrigo Medeiros
biaalmeida18@hotmail.com, fabriciogsalvador@gmail.com, 11soaresgb@gmail.com, joaoroberto902@gmail.com, rodrigo_midnight3@hotmail.com
Abstract. The porous concrete, also named as permeable concrete, is a peculiar type of concrete designed mainly for flooring and other uses. The American Concrete Institute (ACI 522, 2010) defines as a porous concrete structure having interconnected voids which allow water to pass through the surface. It is a sustainable building material, considering that reduces stormwater runoff, improving water quality recharging the water table and reduces the impact of urbanization.
Key words. Porous concrete, Sustainable Building, flow, impact.
Resumo. O concreto poroso, também nomeado como concreto permeável, é um tipo peculiar de concreto destinado, principalmente para pavimentação entre outras utilizações. O American Concrete Institute (ACI 522, 2010) define o concreto poroso como uma estrutura que possui vazios interconectados entre si que permitem que a água passe através da superfície. É um material de construção sustentável, considerando que reduz o escoamento das águas pluviais, melhorando a qualidade da água de recarga do lençol freático e diminui o impacto da urbanização.
Palavras Chave. Concreto Poroso, Construção Sustentável, Escoamento, Impacto.
1 Introdução
O material mais utilizado e importante na construção civil é o concreto. É resultante da mistura de aglomerante, agregados miúdos e agregados graúdos com água (SILVA, 1991).
O concreto poroso é um tipo peculiar de concreto que se define principalmente pela ausência de agregados miúdos, e por produzir uma estrutura permeável e resistente.
É utilizado para pavimentação como técnica compensatória de amortecimento de cheias, com intuito de diminuir o escoamento das águas pluviais. É designado para locais com tráfego de cargas moderadas, como estacionamentos e calçadas.
O concreto permeável permite que a água passe através dele e seja armazenada nas camadas inferiores, base e sub-base, até ser conduzida ao lençol freático. Sem perder espaço de pavimentação, há uma área pronta para absorver precipitações e evitando enchentes.
2 Concreto Poroso
O concreto poroso composto por materiais de graduação aberta, agregado graúdo, aditivos, água e pouco ou nada de agregados miúdos é um tipo diferente de concreto devido sua propriedade permeável e drenante.
Utilizado também em barreiras de som, onde reduz o barulho das rodovias por reflexão acústica (KIM e LEE, 2010) e como dispositivo de drenagem em muros de arrimo (OSPINA e ERAZO, 2007).
O American Concrete Institute (ACI 522, 2010) define o concreto poroso como uma estrutura que possui vazios interconectados entre si que permitem que a água passe através da superfície. Dessa forma é um material de construção sustentável, já que reduz o escoamento das águas pluviais, melhora a qualidade da água de recarga do lençol freático e pode diminuir o impacto da urbanização.
O concreto convencional é feito para ser estanque e possui uma resistência consideravelmente alta, já o concreto poroso é feito para permitir a passagem de água então apresenta resistência moderada.
A utilização do concreto poroso para pavimentação teve inicio em 1970 nos Estados Unidos (FERGUSON, 2005) apesar de contradizer os princípios da rigidez e homogeneidade que condiciona o concreto convencional.
No começo foi utilizado para produção de tubos drenantes, atualmente é bastante utilizado assim como o concreto asfáltico poroso em vários países, com o intuito de favorecer a segurança do usuário e permitir fluidez de trânsito em diferentes condições meteorológicas (OSPINA e ERAZO, 2007). Seu uso vem crescendo em proporções consideráveis, devido aos benefícios ambientais como controle do escoamento de águas pluviais, recarga do lençol freático e diminuição da poluição da água e do solo. Ainda possui potencial para reduzir as ilhas de calor e reduzir ruídos em estradas.
As vantagens e utilização do concreto permeável são a proteção do sistema de drenagem; é usado como via para pedestres, estacionamento, ciclovia, piso de quadras poliesportivas; ajuda a diminuir enchentes e enxurradas; possibilita a reutilização da água da chuva; atua como filtro, impedindo que impurezas e metais pesados atinjam o lençol freático; permite melhor aproveitamento de terrenos; pode ser usado com zona de transição em barragens, junto aos maciços rochosos.
3 Estudo de caso e Resultados Obtidos
Estudo sobre peças de concreto permeável a serem utilizados em pátios residenciais, comerciais, estacionamento e calçadas. 9
O objetivo é o desenvolvimento de 3 peças de concreto poroso com medidas de 10cm x 20cm x 6cm para aplicação de piso permeável drenante.
As principais variáveis analisadas neste experimento são: resistência do concreto a compressão maior ou igual a 25 Mpa. E também a permeabilidade das peças.
3.1 Metodologia
O experimento consistiu em desenvolver três blocos de concreto poroso do mesmo tamanho (10 cm x 20 cm x 6 cm).
Para isso, os materiais necessários e utilizados foram brita zero seca, cimento comum, água, um recipiente para dosar, colher de pedreiro, fôrmas de madeira com as medidas corretas.
Assim, o primeiro bloco foi feito da seguinte forma: 700 ml de cimento comum, 1800 ml de brita zero seca e foram acrescentados 300 ml de água aos poucos para que a mistura ficasse na consistência ideal para o experimento.
No segundo bloco utilizou-se um novo traço para obter maior resistência: 1050 ml de cimento comum, 1800 ml de brita zero seca, foram acrescentados 420 ml de água da mesma forma do primeiro bloco.
No terceiro bloco mudou-se novamente o traço: 700 ml de cimento comum, 2400 ml de brita seca e foram acrescentados 360 ml de água, ressaltando que a água de todos os traços foi acrescentada aos poucos para uma maior precisão na medida dos traços.
...