Corel
Tese: Corel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/11/2014 • Tese • 711 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc) confecção de cartazes, etc.
Índice [esconder]
1 Histórico
2 Versões
2.1 Suíte de aplicativos
3 Ligações externas
Histórico[editar | editar código-fonte]
Ilustração técnica de uma locomotiva produzida no CorelDRAW
O CorelDRAW surgiu em 1988, apenas em inglês. A última versão criada em 2014 denomina-se Corel X7 .
Tem, como concorrentes diretos, os programas Macromedia Freehand e Adobe Illustrator em ambiente software proprietário. Em software livre, para ambientes Windows e Linux, o principal concorrente é o Inkscape, também disponível para Mac OS X.
Versões[editar | editar código-fonte]
Versão 1 (1989): revolucionário software vetorial com ferramentas que capacitavam a utilização de fontes "ttf" de 0,01pt a 400pt, processo este somente realizado com a ajuda de postcript de impressão.
Versão 2 (1991): ferramenta envelope (para distorção de texto ou objetos usando uma forma primária), mistura, extrusão (para simulação de perspectiva e volume em objetos) e perspectiva (para distorcer objetos ao longo dos eixos X e Y).
Versão 3 (1992): Incluía o Corel PHOTO-PAINT* (para edição de imagens bitmap), CorelSHOW (para criação de apresentações on-screen), CorelCHART (para tabelas gráficas), Mosaic and CorelTRACE (para vetorização de bitmaps). A inclusão deste software originou as verdadeiras suítes gráficas.
Versão 4 (1993)
Versão 5 (1994): Corel Ventura foi incluído no pacote (e logo após vendido como um programa em separado). Era um software de layout (programação visual, diagramação) como o Adobe PageMaker ou o InDesign.
Versão 6 (1995): Interface customizável, ferramentas Polígono, Espiral, Garfo e Borracha. Corel Memo, Corel Presents, Corel Motion 3D, Corel Depth, Corel Multimedia Manager, Corel Font Master e Corel DREAM (para modelagem em 3D) foram incluídos no pacote.
Versão 7 (1996): Barra de Propriedades sensível ao Contexto, Print Preview com opções de Zoom e Pan, Scrapbook (para visualização de objetos gráficos em arraste-e-solte), opção para Edição em HTML, opções de exibição tipo rascunho e aperfeiçoada, preenchimento interativo e ferramentas de mistura, ferramentas de transparência, Ferramenta Natural Pen, localizar e substituir, conversor de vetor para bitmap (no CorelDRAW), verificador ortográfico. O pacote incluía os programas Corel Scan e Corel Barista (edição para web).
Versão 8 (1997)
Versão 9 (1999)
Versão 10 (2000)
Versão 11 (2002): Símbolos de biblioteca, corte de imagem (desenho de web de soldado pára-quedista), escovas vetoriais sensíveis a pressão, instrumentos de desenho de 3 pontos.
Versão 12 (2004): guias dinâmicas, Smart Drawing tools, opção de Exportar para MS Office ou Word, ferramenta para excluir segmento virtual, suporte à texto Unicode.
Versão X3 (2006): ferramentas de preenchimento interativo, ferramentas de filete, vieira e chanfro, PowerTRACE integrado ao CorelDRAW, laboratório de ajustes de imagem.
Versão X4 (2008): identificação rápida de fontes, texto espelhado, formatação de texto instantânea, ConceptShare, suporte a arquivos RAW de câmera, camadas independentes de página, criação de tabelas.
Versão X5 (2010): mais velocidade com suporte ao multi-core, conteúdo mais rico e modelos profissionais, novas ferramentas de aprendizagem com vídeos tutoriais e dicas de especialistas, compatibilidade com mais de 100 novos arquivos, controle de cor e consistência, suporte a animação Flash, opções de saída para impressão, web, sinais digitais e outros melhoramentos.
Versão X6 (2012): Principais novos recursos e aprimoramentos: de suporte avançado de OpenType, novas harmonias Custom-built de cor, Novas nativa de 64 bits e suporte multi-core Enhanced, Novas ferramentas de vetor criativo Shaping, Mecanismo de novos estilos e Docker, Novo Website Creator Corel X6 aplicação, novo Smart Carver, Recursos aprimorados de layout de página, Redesenhado Docker Object Properties.
Versão X7 (2014): [[1]]): Possui uma interface reprojetada, totalmente personalizável, novas áreas de trabalho avançadas ou predefinidas com opção de escolha entre Layout de página, Ilustração ou até definir o ambiente para que seja parecido com o Adobe Photoshop ou o Illustrator, Controle total sobre preenchimentos e transparência, com um mecanismo específico para controle de gradientes e de transparência nas cores individuais, Preenchimentos de padrão vetorial e de Bitmap aprimorados com busca e capacidade de criação e salvamento com o novo formato FILL adequado para compartilhamento. Novo modo de visualização de fontes e ferramentas de caracteres avançados, suporte de resolução e multiexibição, Gerador de códigos QR e também oferece aplicativos móveis para IOS e compartilhamento.
...