Corrente alternada e sua aplicabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Corrente alternada e sua aplicabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: HJKIUYS • 5/8/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.990 Palavras (12 Páginas) • 578 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Corrente alternada varia em função do tempo, e percorre o condutor nos dois sentidos, ao contrário da corrente contínua. Para entendermos melhor o que é corrente alternada e sua aplicabilidade deve-se conceituar alguns conceitos básicos para o respectivo entendimento.
2. CONCEITOS BÁSICOS
Existem três componentes básicos de circuitos analógicos: o resistor (R), o capacitor (C) e o indutor (L). Estes podem ser combinados em quatro importantes circuitos, o circuito RC, o circuito RL, o circuito LC e o circuito RLC, com as abreviações indicando quais componentes são utilizados, para o entendimento de corrente alternada, será conceituados de forma simples e conceitual.
2.2 CIRCUITO RC
É um dos Circuitos mais simples, basicamente formado por um resistor e um capacitor, podendo estar em série ou em paralelo, e sendo alimentado por uma fonte de .
2.2 CIRCUITO RL
Também tão simples quanto o circuito RC, é formado por resistor e um indutor, podendo dar em série ou em paralelo.
2.3 CIRCUITO LC
Os circuitos LC se comportam como ressonadores eletrônicos, sendo um componente chave em muitas aplicações, tais como osciladores, filtros e misturadores de freqüência.
Esse circuito consiste de um indutor e um capacitor. A corrente elétrica irá alternar entre ele a uma freqüência angular de
,
2.4 CIRCUITO RLC
Esse circuito é nada mais que o circuito LC com a adição de uma resistência.Existem dois parâmetros fundamentais que descrevem o comportamento dos circuitos RLC: a freqüência de ressonância e o fator de carga.Lembrando que Ressonânciaé a tendência de um sistema a oscilar em máxima amplitude em certas freqüências, conhecido como ‘freqüências ressonantes’.
A freqüência natural ou de ressonância (sem carga de um circuito RLC )
Unidade: Radiano por segundo
Ou :
Unidade: Heztz (Hz)
Factor de carga
Unidade: Radiano por segundo
Para aplicações em circuitos osciladores, é geralmente desejável que o factor de carga seja o menor possível ou, de igual forma, aumentar o factor de qualidade (Q) o máximo possível. Na prática, isto requer uma redução na resistência R no circuito para uma quantia tão baixa quanto fisicamente possível. Neste caso, o circuito RL torna-se uma boa aproximação do circuito LC ideal, que não é realizável na prática. (mesmo que a resistência seja removida do circuito, ainda existe uma resistência pequena, porém diferente de zero no fio e nas conexões entre os elementos do circuito que não pode ser eliminada totalmente).
3. CORRENTE ALTERNADA
Conceituamos alguns tópicos vitais ao entendimento da corrente alternada e seu funcionamento. Agora uma definição para o tema será conceituada detalhadamente. Corrente alternada (AC) é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente, em função do tempo e percorre o condutor nos dois sentidos ao contrário da corrente contínua, que tem direção bem definida e não varia com o tempo. A corrente alternada é a forma mais eficaz de transmissão de energia elétrica por longas distâncias, pois ela apresenta facilidade para ter o valor da sua tensão alterado por aparelhos denominados transformadores.
Corrente alternada (CA) é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente, em função do tempo e percorre o condutor nos dois sentidos ao contrário da corrente contínua (cc), que tem direção bem definida e não varia com o tempo. Apresenta uma importante vantagem em relação a cc, pois a medida que a corrente se alterna, o campo magnético que circunda o condutor também se altera. Assim temos os seguintes gráficos (I(A) x t(s)).
Corrente Alternada (CA) Corrente Contínua (CC)
Suponhamos um condutor relitilineo abaixo (fio de cobre por exemplo):
Máx.
fio
Decresce e se anula
Máx
Fig.1 Fig. 2 Fig. 3
N
fio
o diagrama, a corrente cresce em uma direção, depois decresce até torna-se nula, depois cresce novamente no sentido contrário, e isso se repente constantemente. Se a corrente volta a ser máxima novamente 1 vez por segundo a freqüência da Corrente é de 1 Hz, se for 2 vezes por segundo é 2 Hz e assim por diante.
No diagrama acima, a fecha representa a intensidade máxima, fazendo girar em um círculo imaginário, daí a qualquer momento que intensidade real que passa dentro do fio é igual a igual a projeção no círculo. Daí pode-se traçar a curva senoidal.
Observando a gráfico temos que o número de ciclos em 1 segundo é a Freqüência Elétrica, e o Período (T) é o tempo gasto para completar 1 ciclo (T = 1/f).
Os elementos essenciais de circuitos de corrente alternada são os Geradores de c.a. e elementos passivos e lineares que são uma combinação de Resistores, Capacitores ou Indutores em série ou em paralelo. O principio básico de um gerador de c.a consiste na rotação de uma bobina num campo magnético externo, assim girando a bobina no campo magnético externo a fem induzida na bobina é alternada. As fems alternadas e as correntes alternadas são fundamentais para a geração e distribuição de energia.
4. CIRCUITO RCL COM FONTE DE ALIMENTAÇÃO SENOIDAL
Agora que já se tem uma noção de corrente alternada e circuito RLC, estudaremos o comportamento de um circuito RLC alimentado por uma corrente alternada.
...