TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrosão

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Química Analítica

Tema: Química Analítica x Engenharia Metalúrgica

        A maioria dos materiais são submetidos a interação com diversos ambientes, e tais interações podem afetar a vida útil do material alterando as suas propriedades mecânicas, e é exatamente o que acontece na corrosão. A corrosão pode ser definida como um ataque eletroquímico, químico ou eletrolítico que acontece sobre a superfície de um material em um determinado ambiente que altera a resistência do mesmo, esse tipo de ataque a superfície do material acontece por reação química; a temperatura, a concentração dos reagentes e produtos, tensão mecânica e erosão são alguns dos fatores que influenciam na corrosão.

        A primeira associação que se faz à corrosão em metais é a camada marrom-avermelhada, mais conhecida como ferrugem, que se forma sob a superfície de tal material podendo a destruição do mesmo ser total, parcial, superficial ou estrutural. A corrosão pode ser classificada de acordo com os processos a ela envolvidos, podendo ela ser dos tipos: eletroquímica, química ou eletrolítica, como citado anteriormente. A corrosão do tipo eletroquímica é um processo espontâneo que se dá em meio aquoso e acontece a transferência de elétrons de um componente químico para outro; já na corrosão do tipo química não é necessária a água para que ela ocorra, ela acontece quando há a ação de um agente químico sobre o metal e não há troca de elétrons de uma superfície para a outra, como ocorre no processo de laminação a quente; e a corrosão eletrolítica pode ser considerada do tipo eletroquímica, é um processo não espontâneo que ocorre quando são formadas correntes de fuga que são provenientes de deficiências de isolamentos ou aterramentos.

        É possível classificar a corrosão de acordo com a maneira a qual ela se manifesta no material. Na corrosão metálica existem oito classificações quanto ao tipo de corrosão, são eles: uniforme, galvânica, em frestas, por pites, intergranular, por lixívia seletiva, erosão-corrosão e corrosão sob tensão. A corrosão uniforme ocorre com intensidade equivalente por toda a superfície do material que se encontra exposta, é um tipo de corrosão eletroquímica. Na corrosão galvânica os metais se encontram conectados eletricamente e ao mesmo tempo expostos a um eletrólito, onde a diferença de potencial é um quesito importante para determinar o catodo e o anodo. Já a corrosão em frestas ocorre quando uma parte do metal é exposta a diferentes concentrações de ar ou é imersa em regiões do eletrólito diferentemente aerados. A corrosão por pites é semelhante a corrosão por frestas, porém não é necessário uma fresta pra que ocorra, a forma do pite é de um buraco por onde vai ocorrendo a degradação interna da peça. Intergranular, é um tipo de corrosão que é responsável pelo aparecimento de trincas do longo dos contornos de grão das ligas metálicas. A lixívia seletiva é um tipo de corrosão que acontece quando um elemento da liga metálica é removido preferencialmente como consequência do processo de corrosão. É possível ter a erosão-corrosão quando se tem um desgaste químico e mecânico combinados, há uma maior ocorrência desse quando se tem uma presença de fluidos em movimento, a corrosão tende a ocorrer nos locais onde são encontradas dobras ou locais de mudança brusca de movimento do fluido. A corrosão sob tensão ocorre quando são combinadas a tensão trativa sobre o material e o meio corrosivo que tende a atuar nele, formando assim pequenas trincas no metal que estão sujeitas a sofrerem a ação da corrosão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com