Corrosões
Por: diogo1414 • 28/3/2016 • Ensaio • 543 Palavras (3 Páginas) • 173 Visualizações
Corrosão
é a deterioração progressiva química ou física que um corpo qualquer sofre por meio da interação com o meio em que se encontra exposto.
Especificamente nos materiais ou ligas metálicas, esses desgastes podem ser químicos, eletroquímicos, eletrolíticos e também corrosão por atrito.
A corrosão eletroquímica é espontânea, devido ao contato com moléculas de água e oxigênio ou íons de hidrogênio, processos que liberam energia e outros produtos da corrosão, e pode estar associado a esforços mecânicos.
A corrosão química também é espontânea, porém não é necessário o contato com partículas de água e não há liberação de elétrons. Ocorre com a ação de agentes químicos, como solventes nitrados, clorados, sulfonados etc... Ocorre não somente no meio metálico, mas também em polímeros, pois os solventes quebram as moléluculas do material no qual está em contato.
C2
Já na eletrolítica, a corrosão também eletroquímica ocorre de maneira não espontânea devido a existência de uma corrente elétrica agindo sobre o metal, por falta ou deficiência de um isolamento e/ou aterramento do equipamento, ou seja correntes de fuga.
Corrosão por atrito
É um dano ocorrido pela desigualdade e desuniformidade de duas superfícies em (ou de) contato de algum componente elétrico.
Causando falhas e interrupções com a presença de movimento acelerado com vibração ou movimento relativo sendo suficiente para expor a superfície do material produzindo deformação ao ataque corrosivo dando o fim da vida útil.
Sobre as falhas num projeto mecânico
Como a corrosão pode ocorrer em qualquer material, existem muitos aspectos técnicos e econômicos que circundam o tema. Devido a constante evolução, descobertas de novas propriedades e a criação de novos produtos e equipamentos, pode ser muito caro a instalação, troca ou substituição dos mesmo, portanto deve se tomar algumas preucações, tais como:
Limpeza interna (Tubos e tubulações), prever sobre espessura de corrosão, Prever fácil acesso às regiões susceptíveis à corrosão para realizar inspeção, soldas bem acabadas, evitar ao máximo que metais não uniformes estejam interligados, proteção catódica*, Evitar mudanças bruscas de direção no escoamento de fluidos contendo sólidos em suspensão, etc.
As ações mais comuns para analisar e prevenir deve-se aos dados de montagem, coleta da amostra, análises químicas, dados de projeto, exame visual, exame fratográfico, determinação das propriedades mecânicas, exame macroscópico, exame microscópico.
*A proteção catódica é um método de combate a corrosão que consiste na transformação da estrutura para proteger o catodo de uma célula eletroquímica ou eletrolítica. É empregado para resguardar estruturas enterradas ou
...