Curso Basico Pic
Ensaios: Curso Basico Pic. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flferreira • 29/9/2013 • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 505 Visualizações
Curso Básico de Pic
Microprocessadores e microcomputadores são computadores digitais que realizam operações em seqüência sem intervenção humana. As operações são programadas por um programador, que segue uma lista de instruções que compõe a linguagem de programação (Basic, Assembly, C, Pascal, etc.).
Os microcontroladores ou µC são conhecidos como computadores embutidos em circuito-integrado.
Em um microcontrolador podemos encontrar memória, CPU, entradas e saídas.
Alguns ainda possuem periféricos como conversores A/D e D/A, comparadores.
Neste curso optamos por microcontroladores da linha Microchip (pic), devido à fascilidade de encontrá-los em qualquer loja de eletrônica além do PIC ser um dos mais difundidos uC de 8 bit’s do mercado.
O controlador escolhido é o PIC16F628(A), por ser bastante comum, e é uma versão melhorada do antigo 16F84. Veja figura abaixo:
Algumas características importantes:
-2k bytes de memória flash
-224 bytes de memória ram
-128 bytes de memória eeprom
-2 port’s
-1 Pwm
-3 Timers
Podemos observar na figura acima que os port’s: Porta e Portb ( lê-se Port-A e Port-B), são respectivamente RA e RB de 8 bit’s cada.
Programação:
Programação é a seqüência de operações que o sistema deve executar para que a tarefa determinada seja realizada. Cada operação corresponde a uma instrução que pode ser interpretada e executada pelo computador. As instruções são constituídas por uma série de bits. Esses bits são decodificados e acionam as variáveis de controle internas ao sistema para que a operação correspondente à instrução seja realizada.
Cada microcontrolador adota uma linguagem de programação. As linguagens mais difundidas para microcontroladores são: Assembly , C e Basic. Todo programador deve conhecer o Set de Instruções de seu microcontrolador para poder realizar a programação do chip.
O código fonte do programa, ou seja, a escrita do programa precisa passar por um compilador, o compilador irá traduzir cada linha digitada em linguagem de máquina, para que o microcontrolador possa ser gravado. A gravação requer muitas vezes um equipamento de gravação. No mercado existem gravadores dedicados e universais que permitem a gravação de inúmeros chips’s.
No nosso caso, selecionamos 3 tipos de compiladores em linguagem Basic:
-PBP – Pic Basic Pro
-Proton+ compiler
-Mikrobasic
Dos 3 compiladores acima o mikrobasic é o que tem mais recursos, porém o mais difícil, mas para iniciantes, recomendamos o PBP.
A versão DEMO do compilador se encontra no site: http://www.picbasic.com/
As principais vantagens e desvantagens dos 3 compiladores acima, são:
PBP – mais fácil a programação, grande variedade de pic’s suportados, porém tem menos recursos e custo elevado – U$249,00
Próton+ - fácil programação, pequena variedade de pic’s, bastante recurso, e custo médio: U$199,00
Mikrobasic – dificuldade média de programação, grande variedade de pic’s, bastante recurso, e custo relativamente baixo: U$99,00
Gravador de pic:
Existem diversos gravadores de pic’s no mercado, mas para um bom aprendizado, recomendo montar um gravador universal do tipo JDM, onde vários programas gravadores conseguem gravar diversos pic’s sem maiores problemas.
Durante o processo de gravação, só utilizamos 3 pinos do pic (além da alimentação), RB6, RB7, MCLR.
A tensão de alimentação é de 5V e a de gravação é de 12 a 15V.
Existem também, uma série de softwares e aplicativos para microcontroladores, para ajudar durante o desenvolvimento de programas sem a necessidade de gravar o pic, alguns deles: Picsimulator e Proteus, onde vc carrega o arquivo .hex que vc iria gravar no pic e ele simula o seu funcionamento online no PC.
Pic Basic Pro:
Agora vamos falar um pouco mais deste excelente compilador, mas primeiro temos que diferenciar basicamente 3 coisas distintas:
1 - o compilador em si
2 – o ambiente de trabalho
3 – o software gravador de pic
O compilador em si, é o PBP, o ambiente de trabalho onde vc irá compilar o seu programa será utilizado um outro software: Microcodestudio, e o software para gravação é o Winpic800.
O microcodestudio pode ser adquirido gratuitamente no site: www.mecanique.co.uk
Após a instalação dos respectivos programas acima, você irá ter a tela de programação abaixo:
Primeiro programa: (pisca led)
A primeira coisa a fazer será definir os port’s do pic como entradas ou saídas , o valor 1 é entrada e 0 saída:
Para isso utilizamos o comando “Tris” ex:
Trisa = %00000000
Trisb = %00000000
Onde acabamos de definir todos os port’s como saída.
Depois devemos definir o porta como digital isto é:
Utilizamos o comando :
Cmcon = 7
Lembrando que neste compilador, além dos comandos em Basic, podemos utilizar os comandos dos registradores do pic diretamente. Para isto, devemos consultar o datasheet do respectivo pic.
Continuando o programa:
Loop:
High
...