DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
Artigo: DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lenicaruso • 3/3/2014 • 774 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
TECNOLOGIA EM MARKETING
TOYOTA MOTOR COMPANY LTD
TOYOTA NO BRASIL
Em 23 de Janeiro de 1958, a Toyota Motor Corporation inaugurou um escritório no centro da cidade de São Paulo, com o nome de Toyota do Brasil Indústria e Comercio Ltda. O Land Cruiser, primeiro utilitário Toyota, lançado no mercado brasileiro.
Em novembro de 1962, a fábrica sai do bairro do Ipiranga para São Bernardo do Campo , e substitui a linha Land Cruiser pelo Bandeirante, motor à Diesel, nas versões jipe e caminhoneta de cargas e de uso misto.
Em Setembro de 1998, a Toyota inaugurou sua segunda fabrica no Brasil, em Indaiatuba, onde passou a ser fabricado o Corolla
Em Junho de 2002, após investimentos de 300 milhões de dólares, a Toyota deu ínicio a produção do Novo Corolla, liderança absoluta de vendas.
Em Janeiro de 2003, a Toyota passou a contar com nova estrutura na América do Su, com a denominação de Toyota Mercosul.A nova organização integrou o gerenciamento da Toyota do Brasil com a Toyota da Argentina e consolidou as duas pantas produtivas como polos de exportação para toda a America Latina, incluindo Caribe e México.
Em maio de 2004, a Toyota lançou o Corolla Fielder, também fabricado em Indaituba, que assumiu rapidamente a condição de líder de vendas no segmento de station wagons.
Em Maio de 2005, lançou no Brasil e na Argentina a Nova Hilux, uma revolução total no mercado, rapidamente alcançou a liderança no segmento de picapes médias, em Setembro a Hilux SW4 foi lançada e também conquistou o primeiro lugar em vendas de sua categoria.
Em Janeiro de 2008, a Toyota completou 50 anos de historia no Brasil. Atualmente, a montadora conta com mais de 3.800 colaboradores em sua unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaiba.Esse marco demonstra o compromisso com o país, pois a Toyota assume que está “Ampliando Horizontes” nos horizontes do Brasil.
Principios Fundamentais do Sistema Toyota de Produção
A essência do Sistema Toyota de Produção é a perseguição e eliminação de toda e qualquer perda, é o que se conhece como ‘ principio do não-custo, baseia se na crença de que a tradicional equação Custo Lucro = Preço, deve ser substituida por PREÇO – CUSTO = LUCRO.
Segundo a lógica tradicional, o preço era imposto ao mercado como resultado de um dado custo de fabricação somado a uma margem de lucro pretendida, desta forma era permitido ao fornecedor transferir ao cliente os custos adcionais decorrente da eventual ineficiência de seus processos de produção.
Com o acirramento da concorrência e o surgimento de um consumidor mais exigente, o preço passa a ser determinado pelo mercado. Sendo assim, a única forma de aumentar ou manter o lucro, é atraves da redução de custos, da eliminação das perdas, que passa por uma análise detalhada da cadeia de valor, isto é, deste o estágio de matéria-prima até ser transformado em produto acabado.
O processo sistemático de identificação e eliminação das perdas passa ainda pela análise das operações, focando na identificação dos componentes do trabalho que não adiciona valor.
Características atuais do produto/serviço
É um Produto Ampliado, somados a diversos serviços que o acompanham como: garantia, manutenção,
...