DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO
Por: iasminnader • 28/9/2018 • Ensaio • 1.018 Palavras (5 Páginas) • 129 Visualizações
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE DO SOLO
Mecânica dos Solos – Turma 31B
Data do Experimento: 04/09/2018
- INTRODUÇÃO
A análise da umidade do solo é de extrema importância na previsão do comportamento dos solos que serão utilizados na área da construção civil, como na construção de barragens e de terraplenagens para estradas, pois permite identificar a quantidade exata de água necessária para obter a compactação do solo mais adequada para determinada situação, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Esse processo é importante pois todas as obras de Engenharia Civil se apoiam sobre o solo ou sobre maciços rochosos, e o solo também pode ser usado como material de construção. Em grande parte, a estabilidade e o comportamento funcional e estético da obra serão determinados pelo desempenho dos materiais usados nos maciços terrosos e, daí a importância da utilização do teor de umidade ótimo, previamente determinado em laboratório.
Para determinação do teor de umidade são feitos diferentes testes em laboratório, neste relatório está descrito quatro tipos de teste, sendo estes: speedy, fogareiro, álcool etílico e estufa.
- MÉTODOS
- Aumento da umidade do solo
A amostra de solo destorroado está na umidade higroscópica e por isso foi feito o aumento da sua umidade.
[pic 1]
Imagem 1. Processo de umidificação do solo
Foi pesado um valor de massa de 103 gramas e adicionado 15% de água, que equivale a 18,33 gramas de água.
- Método do Álcool Etílico
Em uma cápsula foi inserido 20 gramas de solo. Foi determinado o peso da cápsula com a amostra úmida resultando em um valor de 47,49 gramas. Foi despejada uma quantidade adequada de álcool etílico na amostra revolvendo-a com a espátula, inflamando a seguir o álcool. O solo borbulhou e depois de pouco tempo secou completamente. Foi medido novamente o valor da massa da amostra que resultou em 43,95 gramas.
- Peso da cápsula (P1) = 27,49 g
- Peso da capsula com amostra úmida (P2) = 47,49 g
- Massa da cápsula com solo seco (P3) = 43,95 g
- Peso da amostra úmida (Ph) = P2 – P1 = 20 g
- Peso da amostra seca (Ps) = P3 – P1 = 16,46 g
Umidade (h) = * 100 = 21,5%[pic 2]
[pic 3][pic 4]
Imagem 2 – Método do Álcool Etílico Imagem 3 –Amostra seca
- Método Fogareiro
Inicialmente pesou-se somente o recipiente (frigideira) de 10,89g, em seguida pesou-se 50,4g de solo úmido. Em seguida colocou-se cuidadosamente sobre o fogareiro a frigideira. Mexeu-se o solo com o auxílio de uma colher por determinados períodos para evaporar a umidade, em pouco tempo o solo se mostrou seco e retirou-se a frigideira do fogo. O peso final obtido do solo seco foi de 39,81g, sendo que seu peso inicial (úmida) era de 50,4g, uma diferença de 10,59g.
- Peso da frigideira (P1) = 10,89 g
- Peso da frigideira com amostra úmida (P2) = 60,93 g
- Massa da frigideira com solo seco (P3) = 50,7 g
- Peso da amostra úmida (Ph) = P2 – P1 = 50,04 g
- Peso da amostra seca (Ps) = P3 – P1 = 39,81 g
Umidade (h) = * 100 = 25,7 %[pic 5]
[pic 6][pic 7]
Imagem 4 – Método Fogareiro Imagem 5 – Amostra seca
- Método Speedy
Este método determina o teor de umidade de solos pelo emprego do aparelho “Speedy”. “Speedy” é um aparelho patenteado a nível mundial e que se destina à determinação rápida do teor de umidade e já incorporada à tecnologia brasileira. Preparou-se e pesou-se 10,04g de solo úmido usando a balança, em seguida, para determinar a pressão, colocaram-se na garrafa do aparelho duas bolinhas de gude e duas ampolas de carbureto de cálcio. Mantendo a tampa do aparelho para cima, agitou-se vigorosamente com movimentos verticais a fim de uniformizar a temperatura do aparelho. Foi feita a leitura do manômetro, após o estacionamento de sua agulha. Foi determinada a umidade pela curva de calibragem do manômetro. A porcentagem de umidade da areia obtida no manômetro foi de 1,42%.[pic 8]
...