DIREWITO
Pesquisas Acadêmicas: DIREWITO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isadorakm • 11/3/2015 • 400 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância (AD)
Unidade de Aprendizagem: Psicologia Jurídica
Curso: Direito
Professor: Alessandra de Oliveira
Nome do aluno: Cristielle Garcia Vieira
Data: 11/03/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
Questão 3: De acordo com o material estudado e sua experiência profissional, cite e justifique no mínimo 04 áreas de atuação da Psicologia no Direito. (3,0 pontos)
1) Para entender a dinâmica de uma sociedade bastante complexa, é preciso o uso da ciência humana chamada psicologia, onde através dela procura-se entender o comportamento humano, em suas expressões subjetivas analisando os princípios básicos que orientam seu comportamento e suas interações socais, a relação entre os saberes constituídos é hoje visível nos trabalhos desenvolvidos pelos psicólogos que atuam nas instituições judiciárias. Faz-se uma pequena abordagem das questões relativas ao trabalho com as crianças, os adolescentes, as famílias e os loucos nestas instituições, destacando em cada um seus pontos específicos. Por fim, aborda-se a possível contribuição da psicologia para a reflexão sobre o exercício da magistratura. Assim a psicologia tem como principal objetivo o estudo e entendimento do comportamento de certas pessoas que passam por situações criticas que devem ser analisadas, então não apenas um laudo pericial mas também o uso da psicologia pra entender o que levou a cometer algum mal contra alguém, os casos de família, de adoção, de abuso sexual, entre outros dão orientação psicológicas para melhorar
...