TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ddddd0203215

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

Reações Químicas e um Estudo Aplicado:

Tratamento Primário de Água

Nome da equipe:

Igor Alcantara Lima (UNIFACS, 020141089@unifacs.edu.br), Gabriel Sousa da Silva Santos (UNIFACS, 032142223@unifacs.edu.br), Guilherme Mascarenhas Leite (UNIFACS, 141151030@unifacs.edu.br), Gabriel Rodrigues Carvalhal França (UNIFACS, 141151216@unifacs.edu.br), João Pedro Casal Benassi (UNIFACS, 14115039@unifacs.edu.br), Matheus Xavier Galvão (UNIFACS, 141151122@unifacs.edu.br), Maurício Conceição Fonseca Santos (UNIFACS, 141151141@unifacs.edu.br)

Orientador: Alexandre Wentz (UNIFACS, alexandre.wentz@pro.unifacs.br)

Palavras Chave: Reação Química, Equação Química, Potencial de Hidrogenação

Resumo

        Nessa aula foi realizado o estudo do tratamento primário da água, utilizando os conhecimentos sobre reações e equações químicas, além da medida do pH da água após cada reação.

Introdução

        A reação química é um processo onde as moléculas de determinadas substâncias sofrem modificações, transformando-se em outras substâncias. As reações químicas podem ser classificadas em quatro tipos: Síntese, Decomposição, Simples Troca e Dupla Troca.

              É importante saber que a miscibilidade é a capacidade de duas ou mais substâncias líquidas formarem uma ou mais fases quando mescladas, sendo classificada como miscível ao apresentar uma só fase e imiscível ao apresentar pelo menos duas fases diferentes, independentemente da sua quantidade.

              Por definição solução é qualquer mistura homogênea composta por pelo menos um solvente e um soluto; temos como exemplo a água e os produtos de limpeza. O solvente é o componente capaz de dissolver outras substancias, já o soluto é a substancia que foi dissolvida pela ação do solvente. Solubilidade é a propriedade que uma substância possui em de dissolver de forma espontânea em uma outra substância, a qual é chamada de solvente. Este é um componente com o estado físico preservado, quando a mistura é preparada ou quando estiver presente em maior quantidade. A solubilidade das substâncias, nada mais é do que o resultado das forças intermoleculares, são elas as responsáveis por manter a união existente entre as moléculas. Essas forças estão presentes em todos os tipos de átomos e moléculas, mas se divergem a depender do composto. Para o lado da molécula que o átomo for mais eletronegativo, este ficará com a carga negativa. Já o outro lado do átomo que estiver menos eletronegativo, ficará com carga positiva. Obtendo então uma molécula polar. Segundo as regras de solubilidade, “semelhante dissolve semelhante”, logo uma substância polar tende a dissolver um solvente polar, o mesmo ocorre quando tiver substâncias apolares, dissolvendo solventes apolares. Seguindo essa explicação, é possível entender o porquê dos compostos orgânicos, em sua maioria, são dissolvidos em líquidos, tais como a gasolina, o hexano, o cloreto de sódio e o álcool, entre outros.

              Por meio deste artigo, é possível relatar e explicitar os resultados que foram precisos para determinar a solubilidade de compostos como o álcool na gasolina, e assim, observar e analisar os resultados obtidos, as suas causas e características em cada experimento. Através dos estudos realizados foi possível perceber a polaridade das moléculas de solutos e solventes, e também a influência da polaridade das moléculas na solubilidade de diferentes solventes para então determinar a quantidade de álcool na gasolina. É possível perceber a quantidade de fases de cada composto através dos testes de miscibilidade de alguns solutos em diferentes solventes.             

Experimental

        Para a realização do experimento das reações químicas e do tratamento primário de água, foi necessário dividi-lo em duas etapas. A primeira etapa foi a evidência experimental de uma reação química. E a segunda etapa foi o tratamento de água.

Etapa I. Evidências experimentais de uma reação química.

[pic 2]

[pic 3]

Etapa II. Tratamento de água

        

[pic 4]

[pic 5]

        

Resultados e Discussão

        Parte I – Evidências experimentais de uma reação química.

Nessa parte do experimento foi observado se ouve a ocorrência de uma reação química. Obteve-se os seguintes resultados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (272.8 Kb)   docx (338.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com