Degradação
Projeto de pesquisa: Degradação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafamdias • 4/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.839 Palavras (8 Páginas) • 212 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................5
2.1 DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS..............................................................5
2.2 CORROSÃO DE METAIS.........................................................................6
2.2.1 Tipos de Corrosão..................................................................................6
2.2.2 Meios corrosivos para metais.................................................................8
2.2.3 Mecanismos de corrosão........................................................................8
2.2.4 Meios de proteção contra a corrosão.....................................................9
2.3 CORROSÃO DOS MATERIAIS CERÂMICOS.........................................10
2.4 DEGRADAÇÃO DE POLÍMEROS............................................................12
3 CONCLUSÃO..............................................................................................14
REFERÊNCIAS..............................................................................................15
1 INTRODUÇÃO
Todos os materiais estão constantemente sujeitos a corrosão e degradação devido a inúmeros fatores do ambiente em que são utilizados e sua funcionalidade. A primeira lembrança que se tem sobre o assunto é a ferrugem nos materiais metálicos. Mas esse tipo de fenômeno ocorre em diversos tipos de materiais como cerâmicos, polímeros e outros.
Esse trabalho tem como finalidade mostrar e explicar como esses materiais se comportam sobre esses fenômenos químicos, pois a corrosão e a degradação estão presentes no cotidiano da vida profissional de um engenheiro.
2 DESENVOLVIMENTO:
2.1 DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS:
Um dos grandes problemas do mundo moderno é a grande produção de lixo no dia a dia e os impactos ambientais causados por ele. Sabe-se que cada tipo de material possui um determinado tempo de decomposição. Um fio de Nylon, por exemplo, pode permanecer até 40 anos até ser degradado, uma lata de alumínio pode demorar até 500 anos para se decompor.
Cada tipo de material tem uma tempo de degradação e se comporta no ambiente de uma maneira diferente. Os metais sofrem grande corrosão na atmosfera devido a poeira, poluição e umidade do ar.
TABELA 1 - TEMPO DE DEGRADAÇÃO DOS MATERIAIS
2.2 CORROSÃO DE METAIS:
A corrosão metálica é conhecida principalmente pela ferrugem, mas ela pode se desenvolver de várias maneiras devido a ação da atmosfera, da água, do solo e de produtos químicos que tem contato com o metal.
A deterioração e a perda de material devido a ação química ou eletroquímica do meio ambiente, podendo também estar sob esforços mecânicos, é a definição básica de corrosão metálica. A deterioração ocasiona o desgaste do metal, a variações químicas na composição o que acaba modificando as propriedades dos materiais. Geralmente a corrosão é um processo espontâneo.
2.2.1 - Tipos de Corrosão
Um engenheiro deve ficar atento a esses processos de corrosão, pois eles podem levar ao fracasso um grande investimento de uma empresa se o engenheiro escolher o material errado para um produto. O engenheiro deve saber como evitar as condições de corrosão severas e proteger adequadamente os materiais contra a corrosão, sabendo que existem inúmeros tipos de corrosão metálicas. Dos tipos de corrosão metálica, destaco algumas importantes.
A Corrosão Uniforme acontece em toda a extensão da superfície uniformemente do metal, ela ocasiona perda uniforme de espessura. A Corrosão por Placas pode ser caracterizada pela formação de placas com escavações que se desprendem do material, é muito comum em metais que possuem películas protetoras mas pela corrosão desprendem-se e expõe novamente o metal ao ataque corrosivo.
A perda do volume provocado pela corrosão mais localizada se chama Corrosão Alveolar, ela produz sulcos de escavações semelhantes à alvéolos com formas de crateras. A Corrosão por Pite é basicamente aquela em que sua profundidade é maior do que seu diâmetro, ou seja, é a formação de pontos profundos.
Quando o ataque corrosivo ocorre nos contornos dos grãos é chamado de Corrosão Intergranular, a mais comum acontece nos aços inoxidáveis austeníticos. A Corrosão Intragranular ocorre nos grãos na forma de trincas que se propagam no interior do grão, tendo como a mais conhecia a corrosão sob tensão dos aços inoxidáveis austeníticos.
A Corrosão Filiforme ocorre na forma de finos filamentos no material. Existe também a corrosão que acontece em diferentes camadas, sendo chamada de Corrosão po Esfoliação.
A forma como o metal é utilizado auxilia na determinação do mecanismo de corrosão, o que ajuda na prevenção e proteção da peça.
FIGURA 1 - TIPOS DE CORROSÃO
2.2.2 - Meios corrosivos para metais:
Certos meios podem ser extremamente corrosivos para determinados materiais, mas para outros podem ser inofensivos. É por isso que se devem também dar grande atenção para o meio que o metal irá trabalhar. Os principais meios corrosivos são: água, atmosfera, solo e produtos químicos.
A água é considerada um meio corrosivos devido a certos contaminantes presentes na água, como gases dissolvidos, matéria orgânica, sais, sólidos suspensos, bactérias etc. A atmosfera é um grande problema quando se trata de corrosão, pois ela está sob influência de vários fatores
...