Demonstrar o que é o sistema de alimentação
Por: Cris.Aracruz • 12/2/2017 • Trabalho acadêmico • 411 Palavras (2 Páginas) • 212 Visualizações
1 – OBJETIVO
Demonstrar o que é o sistema de alimentação, a evolução do carburador para injeção eletrônica, informar as suas características e o seu princípio de funcionamento com ciclo Diesel e Otto, citando seus principais componentes e o trabalho de bombas injetoras no ciclo Diesel.
2 – INTRODUÇÃO
Dimensionado com a função de suprir as necessidades da mistura ar/combustível de acordo com a necessidade requisitada pelo motor (marcha lenta, cargas parciais ou plena carga
3 – HISTÓRIA
3.1 - Motor a Gasolina (Ciclo Otto).
O ciclo de funcionamento do motor a gasolina processa-se do seguinte modo:
O pistão desce para fazer a ADMISSÃO e, nesta fase, arrasta a gasolina (pulverizada pelo carburador ou injetada pelo injetor nos casos de motores com sistema de injeção). Em seguida, volta a subir (COMPRESSÃO), comprime o ar e a gasolina (mistura) e, logo após isto, uma vela acionada eletricamente "dispara" uma faísca que incendeia a mistura. A combustão (explosão) da gasolina no seio do oxigênio contido no ar provoca o arremesso violento do pistão para baixo novamente (até ao seu ponto morto inferior) - EXPANSÃO. Finalmente, por impulso dos outros pistões do motor (que estão a fazer as restantes fases do ciclo) sobe para expulsar os gases resultantes da combustão anterior (ESCAPE).
Anteriormente, a alimentação era realizada por carburador, em função da introdução dos catalisadores, os sistemas de alimentação foram obrigados a eliminar os carburadores, encontrando-se agora todos os veículos movidos a gasolina equipados com sistema de injeção eletrônica. Essa mudança ocorreu em 1988, no lançamento do Gol GTI com motor 2.0 e injeção eletrônica. O anúncio oficial aconteceu no Salão do Automóvel de 1988. O Gol GTI, primeiro carro nacional com injeção eletrônica (da Bosch). Lançado em 1989, era o início de uma nova fase da indústria nacional, que acabou resultando no fim definitivo dos carburadores e “afogadores”.
O sistema de alimentação tem características próprias no ciclo Otto e Diesel conforme os princípios de funcionamento. No ciclo Otto um dos principais componentes mecânico responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores antigamente era função do carburador que hoje foi substituído pela injeção eletrônica devido à rápida evolução dos motores dos automóveis, além de fatores como controle de emissão de poluentes e economia de combustível, vimos o funcionamento e os componentes do processo de injeção eletrônica. No ciclo Diesel a injeção do gasóleo e feito por bombas injetoras, que possui central de controle eletrônica acoplada, convertendo o ciclo à injeção eletrônica e levando muitas vantagens a esse sistema.
...