Desenho Técnico
Monografias: Desenho Técnico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaah1806 • 29/5/2014 • 449 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
RELATÓRIO 1 - Aspectos Gerais do Desenho Técnico
1 – Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.
2 – Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.
3 – Especificar qual é a norma ou órgão que serve como referência para a maioria das normas de cada país.
4 – Descrever qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.
5 – A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas. Especificar quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.
6 – A utilização crescente de programas de CAD leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contundo, a impressão e a reprodução em papel continuam. Justificar porque o uso dos desenhos em papel ainda não foi abolido.
7 – Sempre que possível os desenhos devem ser realizados em escala 1:1 (REAL), porém para a maioria das peças isso não é possível. Explicar quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.
RESPOSTA 1 - O Desenho Técnico deve ser perfeitamente perceptível sem ambiguidades na forma de como se descreve determinado objeto. Já o desenho artístico pode ter para diferentes indivíduos varias interpretações e significado do mesmo objeto.
RESPOSTA 2 - As Formas mais usadas em desenho técnico são as representações em vista e perspectivas.
RESPOSTA 3 - International Organization for Standardization (ISO)
RESPOSTA 4 - Tem como objetivo básico a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perdas de qualidade.
RESPOSTA 5 - Tipos de linhas descrição e aplicações:
Continuo grosso - Linhas de contorno visíveis
Interrompido grosso - Linhas de contorno invisíveis
Interrompido fino - Linhas de contorno invisíveis
RESPOSTA 6 - Porque a escolha do formato ou dimensão da folha é da responsabilidade do desenhista ou projetista as folhas de menor dimensão são mais fáceis de manusear, mas obrigam a utilização de escalas de redução para representação das peças, o que prejudica a sua interpretação e compreensão por outro lado, selecionando formas maiores, o problema de clareza fica solucionado, mas quanto maior o formato, maior é o custo da impressão e reprodução dos desenhos, aliados a já dificuldade no manuseio.
RESPOSTA 7 - Para que as peças sejam representadas de uma forma clara, precisa e rigorosa e em um formato adequado, tem de ser usada escala de conversão, das dimensões reais para as dimensões de representações. As escalas a serem usadas em desenhos estão normalizadas, devendo ser indicadas na zona da legenda reservada para o efeito-escala: relação entre as dimensões do objeto representado no papel e a dimensão real ou física da mesma escala de redução: quando a
...