Desenvolvimento De Software
Artigo: Desenvolvimento De Software. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: robrtooliveira • 16/5/2014 • 538 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Modelo sequencial, também conhecido por modelo de cachoeira, pode ser exibido de forma ilustrativa.
Ele representa o processo de desenvolvimento como uma sequência de fases, exigindo que uma fase específica seja concluída antes da próxima ser iniciada.
Devido ao reconhecimento de fases e sequenciamento, ele ajuda na finalização do contrato com referência a entrega e planos de pagamento.
a prática, é difícil usar este modelo como ele é, por causa da incerteza nos requisitos de software, que a priori, são difíceis de prever.
Se um erro no entendimento dos requisitos for detectado durante a fase de codificação, o processo todo deverá ser reiniciado. Uma versão de trabalho do software não estará disponível até o final do ciclo de vida do projeto. Logo, a iteração dentro de uma fase e entre fases é uma necessidade.
A prototipagem é discutida na literatura como uma abordagem separada do desenvolvimento de software. Como o nome sugere, exige que uma versão de trabalho do software seja desenvolvida logo no início de projeto. Existem dois tipos de prototipagem, são eles:
Protótipo descartável
Prototipo evolutivo
Clique em cada tipo de protótipo para saber mais sobre ele.
Finalmente, a principal vantagem dos protótipos está no fato de que o cliente consegue ter uma visão do produto logo no início do ciclo de vida do projeto.
Como podemos ver, a prototipagem evolucionária é um modelo iterativo. Um modelo como esse pode ser caracterizado por fazer análise mínima, projeto, código, teste e por repetir o ciclo até a conclusão do produto.
Modelo Espiral
Avançar
Voltar
Sair
Índice
Ajuda
7/22
Módulo 04
Barry Boehm sugeriu um modelo iterativo chamado modelo espiral. É como uma estrutura que precisa ser adaptada a projetos específicos.
Ele permite a melhor combinação de várias abordagens e se concentra na eliminação antecipada de erros e alternativas inviáveis. Uma característica importante deste modelo é, no entanto, a ênfase em análise de risco.
Uma vez identificados os objetivos, alternativas e restrições de uma fase, os riscos envolvidos na sua execução são avaliados, resultando em uma decisão "ir, não ir".
Para fins de avaliação, se pode usar prototipagem, simulações etc. Esse modelo é mais adequado para projetos que envolvam o desenvolvimento de novas tecnologias. Especialização em análise de risco é mais importante para esses projetos.
Veja na tela a seguir:
A IBM lançou o modelo
...