Desenvolvimento de Produto
Por: GCESAR • 24/4/2016 • Dissertação • 345 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Desenvolvimento de Produto
Sequencial – Marketin(idéia).. engenharia(requisitos- fornecedor)..Manufatura(define o processo)- Entrega.
Problemas:
- As áreas trabalham de forma independente;
- bloqueio de informações ou falta de clareza;
- problemas de qualidade
Modelo atual para desenvolvimento- integrado, equipe, funcional e matricial.
O desenvolvimento de produto é mal feito, muitas vezes objeto de improvisações pois a inovação trata com incertezas e requer decisões buscadas em variáveis de previsões difíceis ou até impossíveis. Como as novas tecnologias encorajam e facilitam um ritmo mairápido de inovações as empresas são colocadas diante do dilema inovar ou perecer, elas devem então dominar o processo de inovação para sobrevivência.
Competitividade- ter condições de concorrer com os fabricantes e fornecedores de um determinado produto ou serviço no mercado.
A produtividade em um nível adequado garante uma melhor competitividade e também qualidade aceitável. Produzir mais rápido e melhor garante maior competitividade – esta é a relação entre competitividade, qualidade e produtividade.
Estratégia Competitiva genérica (Porter 91) – vantagem competitiva
Escopo produtivo
Alvo amplo – Custo + baixo ( Liderança em custo) Diferenciação (diferenciação)
Alvo estreito Custo + baixo ( Enfoque em custo) Diferenciação (Enfoque em diferenciação).
Matriz de Esforço e Impacto – é a matriz (eixo X e Y) utilizando apenas um quadrante para demostrar as decisões sob as variáveis de esforço e impacto, avaliando as decisões de pouco impacto e muito esforço, grande impacto e esforço, pouco impacto e pouco esforço, Impacto razoável e pouco esforço e grande impacto e pouco esforço.
Quanto produzir- a empresa deve produzir apenas o que sua capacidade permite.Essa definição depende de dados técnicos, o que muitas vezes tem identificado que as ações resultam da pressão do mercadoou da pressão pela necessidade de recursos financeiros. É saúdavel que o crescimento da produção seja planejado no médio e longo prazo, com critérios que considerem o investimento em equipamentos e processos que promovem o aumento da capacidade de produzir.
Estratégias para desenvolvimento de novos produtos – é necessário estudar o que os consumidores querem, o que é esperado de um novo produto. Até o lançamento é preciso usar estratégias que visem o alinhamento do produto com as expectativas dos consumidores.
...