Dez Marcos Da História Dos Computadores
Artigos Científicos: Dez Marcos Da História Dos Computadores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MicaelLandim • 13/5/2014 • 857 Palavras (4 Páginas) • 335 Visualizações
Trabalho de Redes.
10 Acontecimentos marcantes da computção.
Nome: Micael da Silva Landim
Matrícula: 201402421291
Curso: ADS sede Parangaba.
Historia do primeiro computador
Charles Babbage, considerado o pai do computador atual, construiu em 1830 o primeiro computador do mundo, a Máquina Diferencial, cem anos antes de se tornar realidade. Diferentemente de calculadoras que surgiram antes, o invento foi desenvolvido para calcular uma série de valores numéricos e imprimir os resultados automaticamente.
O projeto de Babbage apresentava desvantagens; uma delas era o fato de que o seu computador deveria ser mecânico, e a outra era a precariedade da engenharia da época. Apesar dos problemas, Charles Babbage construiu um aparelho que impressionou o governo inglês.
Invenção da linha telefônica
Em 1875 Antonio Meucci é o primeiro inventor de um aparelho de comunicação de voz à distância, patenteado por Alexander Graham, que fez com que uma corrente elétrica variasse de intensidade da mesma forma que o ar varia ao se emitir um som, podendo transmitir a palavra telegraficamente. Assim surgiu o primeiro telefone.
Primeiro computador eletrônico
Depois da época de Babbage, as calculadoras mecânicas tornaram-se cada vez mais complexa. No entanto, foi durante a Segunda Guerra Mundial que apareceu o primeiro computador completamente eletrônico.
Ele fazia 5.000 somas por segundo e foi chamado de ENIAC. O ENIAC foi desenvolvido e construído pelo Exército dos EUA para o seu Laboratório de Pesquisas Balísticas, ele usava contadores em anel de dez posições para armazenar dígitos. A aritmética era realizada "contando" pulsos com os contadores em anel e gerando pulsos de transporte caso o contador fosse "reiniciado”. A ideia era emular em eletrônicos a operação dos giros de dígito de uma calculadora mecânica.
A história do transistor
A história do transistor começou já no tempo em que eram utilizadas válvulas nos computadores. O foco das pesquisas da época era justamente o aperfeiçoamento e redução do tamanho das válvulas, além do aumento de sua eficiência, pois elas consumiam muita energia e era preciso muito trabalho para identificar uma válvula que estivesse quebrada.
Portanto, era necessário que as válvulas fossem substituídas por um novo componente menor e mais barato. As pesquisas militares começavam a ficar cada vez mais complexas e demandavam que os computadores tivessem seu tamanho reduzido e pudessem trabalhar em frequências maiores. As válvulas não eram capazes disso, levando os cientistas a procurarem outros componentes.
Em novembro de 1947, os cientistas do laboratório da Bell Telephone descobriram o transistor, apesar de suas pesquisas tentarem ir para outra direção. Eles verificaram que quando aplicada certa tensão a um dos terminais do componente, o sinal que saía no outro terminal era amplificado. Sendo assim, o transistor se tornou o responsável pela amplificação de sinal, além de servir como um controlador que interrompe ou libera a passagem de corrente elétrica.
ARPANET
Desenvolvida em 1958, esta rede de computadores é considerada a mãe do que hoje se designa por Internet.
Através da ARPA, o departamento de defesa norteamericano criou uma redeexperimental de troca de informação entre computadores com o reduzido número inicial de quatro máquinas,comunicando entre si pela rede telefónica. O crescimento desta rede originou o que viria a ser chamado ARPANET epermitiu que cientistas, investigadores e estrategos militares comunicassem entre si em tempo real através de correioeletrónico, a partir de pontos físicos distantes entre si.
Conexão entre computadores
Em 1960, John McCarthy teve a ideia de unir simultaneamente dois ou mais usuários usando um mesmo computador (Computação por tempo compartilhado).
...