Dispositivo de Soldagem
Por: Marcos Junior • 14/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.897 Palavras (8 Páginas) • 489 Visualizações
ENGENHARIA E PROFISSÃO – DISPOSITIVO DE SOLDA
Projeto de pesquisa
apresentado ao curso de Engenharia Mecânica,
da universidade Anhanguera, como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina, Engenharia e Profissão, sob orientação do prof. Reinaldo Candido Lima.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................... 3
2 PROBLEMATIZAÇÃO........................................................................ 4
3 JUSTIFICATIVA..................................................................... 5
4 OBJETIVOS............................................................................ 5
4.1 Objetivo geral....................................................................... 6
4.2 Objetivos específicos............................................................ 6
5 REVISÃO DE LITERATURA............................................... 7
6 MATERIAL E METODOS..................................................... 8
7 CRONOGRAMA..................................................................... 9
8 REFERENCIAS........................................................................10
1. INTRODUÇÃO
A indústria metalúrgica assume um papel importante no processo de produção de equipamentos e peças do nosso país. Sendo necessário portanto uma mão de obra qualificada de profissionais, o profissional que ganhará destaque neste projeto será o soldador, devido o tema a ser abordado será a elaboração de um dispositivo de solda o qual tem a finalidade de execução no manuseio de peças e equipamentos, facilitando a soldabilidade sem expor o soldador a grandes esforços.
Sendo assim o profissional executando o seu trabalho com segurança e confortavelmente conseguirá garantir a qualidade, eficiência e rapidez como resultado. Durante a evolução deste projeto iremos identificar as principais deficiências dentro de uma metalúrgica as quais prejudicam a execução de um bom trabalho e apresentando soluções eficazes para melhorias tanto para o profissional sem deixar de lado o bom resultado para a empresa.
O desenvolvimento desse dispositivo de fixação de soldagem é necessário, pois os dispositivos são responsáveis em garantir o posicionamento do conjunto de acordo com as suas tolerâncias e mantê-los assim após o processo de soldagem, não permitindo as alterações de forma dos conjuntos soldados em função das tensões térmicas geradas pelo alto calor da solda, sendo assim, o dispositivo garantirá a qualidade dimensional do conjunto. Outro fator considerado nesse processo é a questão da produtividade, pois se torna baixa devida o soldador perder muito tempo em posicionar os componentes de forma manual, e por fim, a segurança e postura ergonômica, pois a movimentação do conjunto soldado, no processo, não é o ideal para a saúde do soldador e auxiliares de solda, pois o conjunto soldado possui um fator peso considerável e o processo atual não permite uma postura ergonômica adequada.
http://www.fahor.com.br/publicacoes/TFC/EngMec/2014/Diego_Roberto_Gerhardt.pdf
Diego Roberto Gerhardt – Horizontina 2014.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
No decorrer da execução de um trabalho de solda encontramos diversos problemas, porém o qual será enfatizado é o risco ergonômico, pois dentro deste tópico será onde o dispositivo de solda irá atuar como melhoria.
Assim, devido aos riscos envolvendo a profissão do soldador e à demanda existente por um projeto de posto de trabalho que contemplasse a segurança e conforto do trabalhador, foi considerado o desenvolvimento de uma pesquisa que buscasse parâmetros para soluções ergonomicamente adequadas e que pudesse contribuir para que no futuro novos postos sejam projetados corretamente, desde o lançamento do primeiro leiaute da fábrica. (Simone Antunes da Silva, Porto Alegre 2003).
3. JUSTIFICATIVA
O dispositivo de solda que será projetado tem como finalidade visar a saúde ocupacional do soldador, velocidade do trabalho, qualidade podendo ser soldada apenas na posição plana facilitando seu trabalho.
O porque da criação deste dispositivo é necessário devido durante analisarmos o trabalho executado pelo soldador, observamos que o mesmo acaba adquirindo doenças ocupacionais por ficar durante muito tempo em posições ergonomicamente incorretas.
Este dispositivo será executado quando o soldador precisar realizar soldas onde a peça a ser soldada necessita ser movida em vários ângulos e posições.
O soldador utilizara o dispositivo da seguinte forma, a peça será acoplada no dispositivo e se posicionara em frente ao mesmo enquanto o profissional ficará na frente executando a solda na posição plana e o dispositivo irá se mover conforme a posição e ângulo que necessita ser soldada.
4. OBJETIVOS
Para enfatizar a importância do dispositivo de solda iremos demonstrar com figuras as posições em que o soldador é obrigado a ficar prejudicando assim sua saúde, muitas vezes ocasionando problemas de coluna, em articulações entre outras doenças ergonômicas.
[pic 1] [pic 2]
Como exemplo nesta imagem observamos que soldador encontra-se ajoelhado e com a coluna arcada para conseguir atingir seu ponto de solda, assim nesta posição por muitas horas.
[pic 3] [pic 4]
Já nesta imagem conseguimos visualizar a diferença do conforto para este soldador, onde a peça encontra-se acoplada no dispositivo. onde o soldador consegue ficar na posição plana com a coluna ereta enquanto o dispositivo gira a peça.
4.1 Objetivo geral
Os dispositivos e manipuladores mais comuns usados na indústria são voltados para os processos TIG, MIG/MAG, arame tubular e principalmente arco submerso; o processo com eletrodo revestido é utilizado raramente. Sempre que possível, aconselha-se a executar soldagens na posição plana, pois é a mais favorável no que diz respeito a melhores taxas de deposição por Kg/h, significando tempos menores de execução.
...