TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dispositivos USB

Monografias: Dispositivos USB. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Foi originalmente lançada em 1995 e começaram a sair em linhas de computadores fabricados a partir de 1997. O primeiro Sistema Operacional de plataforma Windows a ter suporte para USB foi o Windows 98.

Era muito difícil instalar periféricos no computador, sendo esta uma atividade usualmente deixada para pessoas experientes ou técnicos pois existiam diversos tipos diferentes de cabos e conectores e o usuário teria que detectar em qual entrada deveria ser encaixado cada um destes.

O padrão USB foi desenvolvido por uma aliança entre empresas como Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere. E inicialmente não foi fácil chegar a um acordo com relação a como seria a abordagem do controlador fazendo com que o projeto quase perdesse seu rumo.

USB 1.1

Lançado em 1998, essa versão foi desenvolvida para unificar o tipo de interface utilizada para conectar periféricos, pois o padrão 1.0, lançado em 1996, definia as especificações técnicas para todos os dispositivos USB, mas não dizia nada sobre um conector padrão para ser utilizado.

Chegava a velocidades de 1,5 Mbps até 12 Mbps

USB 2.0

A atualização do padrão USB para a versão 2.0 em 2000 deu um grande passo em relação à sua popularização. Com a velocidade máxima teórica de 480 Mbps de transferência, ele começou a ser bastante utilizado por dispositivos que exigiam mais largura banda, como pen-drives e HD’s externos.

Com uma largura de banda 40 vezes maior que o modelo anterior, a versão 2.0 é o padrão até hoje, pois preenche a necessidade da maioria dos dispositivos que utilizamos.

USB 3.0

o USB 3.0 fornece uma taxa de transferência de dados (teórica) de até 4.8 Gbps, e um fornecimento de energia 80% maior em relação aos padrões anteriores, o que o torna ideal para gadgets de alta performance como pendrives e discos rígidos mais velozes. No USB 3.0 é utilizado um conector de 9 pinos em vez dos 4 pinos utilizados nas versões anteriores para um melhor controle no fluxo de dados e gerenciamento de energia. Ele pode ser diferenciado dos outros anteriores por seu conector de cor azul.

Existem outras versões mais antigas e menos conhecidas como por exemplo:

• USB 0.7: Lançado em novembro de 1994.

• USB 0.8: Lançada em dezembro de 1994.

• USB 0.9: Lançada em abril de 1995.

• USB 0.99: Lançado em agosto de 1995.

Hub USB é um dispositivo que permite que até 127 outros dispositivos USB possam ser conectado a uma única porta USB de um computador ou a outro Hub.

Gerenciadores USB são programas que listam todos os dispositivos conectados às portas USB do computador e permite o realizamento de algumas funções como desconectá-los do sistema.

Como exemplos de gerenciadores USB temos o USBDeview, USB Disk Manager, entre outros.

Taxas de transferência S.O.

As taxas de transferência dos dispositivos USB podem variar de acordo com o sistema operacional usado. Por exemplo uma porta usb 3.0 não será suportada totalmente por um Windows

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com