Dissertação
Por: maycondisley • 28/4/2016 • Dissertação • 339 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
[pic 1]
MAYCON DISLEY OLIVEIRA DOS SANTOS (00018113)
NEILA MARIA FERREIRA ABRÃO (00018149)
A REALIDADE SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA
Gurupi, TO
2016
MAYCON DISLEY OLIVEIRA DOS SANTOS (00018113)
NEILA MARIA FERREIRA ABRÃO (00018149)
A REALIDADE SOCIAL E POLÍTICA BRASILEIRA
Dissertação apresentado como pré-requisito para a obtenção de nota parcial na disciplina de Sociologia do quinto período de Engenharia Civil do Centro Universitário UnirG.
Orientador: Prof.º Paulo Henrique Costa Mattos.
Gurupi, TO
2016
A realidade social e política brasileira
O Brasil está vivendo um momento atípico de complexidade, entendimento, esperanças e soluções. Para Durkheim existem três conceitos que pode ajudar na busca dessas soluções.
O primeiro é o fato social que consiste nas maneiras de agir, pensar e sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando a sociedade a se adaptar às regras do meio onde se vivem, seja sociais, culturais, religiosos, dentre outros.
Vários estudiosos do passado dos quais nos deixaram um legado psicológico, filosófico, educacional e social, que estão contribuindo para os fatos sociais de hoje, onde se tenta “lavar as roupas sujas” (acabar com a desigualdade social) e declarando a incompetência de muitos dirigentes e políticos corruptos, gerando um caos de ideias e soluções. O que mais dificulta a solução dos fatos sociais é a anomia social.
A anomia social é a mudança social e suas consequências. Essa anomia leva muitos cidadãos a desacreditar na justiça, que acaba levando a sociedade à desordem. Muitas vezes essas leis e regras impostas são aplicadas, mas infelizmente só para os menos favorecidos, gerando assim um aumento da anomia social.
A sociedade hoje é repleta de leis e disciplinas que estudam os fatos sociais em um todo ou em grupos de acordo com a solicitação necessária para o entendimento, buscando mecanismos para resolver os problemas da sociedade, mas infelizmente as patologias sociais estão crescendo, ou seja, as doenças sociais como a corrupção, dentre outras ações sociais. E sempre existe um e outro que não obedecem às leis e regras impostas, deixando toda a sociedade na enfermaria a mercê desses grandes corruptos.
...