Documento De Requisitos
Artigos Científicos: Documento De Requisitos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: welitoncr • 10/8/2014 • 886 Palavras (4 Páginas) • 517 Visualizações
Índice
1- Introdução
O sistema de gerenciamento de biblioteca pretende atender aos anseios de seus usuários e da direção da instituição, otimizando processos e conferindo confiabilidade às informações e controles. Suas principais funcionalidades são: Instalação de computadores para pesquisa de itens do acervo pelos próprios usuários da biblioteca, podendo informar diversos parâmetros de pesquisa; Automação do processo de empréstimo e devolução dos itens do acervo; Controle de multas por atraso na devolução de itens; Registro automatizado de reservas, com avisos automáticos aos usuários e bibliotecários; Renovação de itens realizada pelos próprios usuários da biblioteca.
1.1 - Propósito do documento de Requisitos
Espera-se que o sistema venha trazer diversos benefícios à instituição, seus funcionários, discentes e docentes, como: Incentivo a leitura; Maiores cuidados na manutenção dos itens do acervo; Ampliação de itens, permitindo a inclusão de livros, vídeos, periódicos; Melhoria na qualidade da instituição.
1.2 – Escopo do Produto
No projeto o sistema abrange aplicativo para manutenção dos dados básicos (itens do acervo e usuários), funções de empréstimo, devolução e reserva bem como, a disponibilização de consultas ao acervo para o usuário.Além disso, funções básicas para controle das multas.
2 - Descrição Geral e Viabilidade
2.1- Objetivos do Projeto
O sistema de biblioteca tem como objetivo a informatização e gerenciamento dos processos, conferindo confiabilidade, segurança das informações, agilidade e eficiência nas tarefas inerentes a catalogação de livros, empréstimos, consultas e reservas de materiais pertencentes ao acervo.
2.2- Funções do Produto
O sistema deve permitir o empréstimo de uma obra literária por um leitor. Cada empréstimo possui os seguintes atributos: data de empréstimo da obra, data prevista para devolução, identificação do leitor (previamente cadastrado), funcionário responsável pelo empréstimo e identificação da cópia da obra emprestada. O sistema deve calcular a data prevista para devolução com base na categoria da obra, limitando o tempo de acordo com a categoria de leitor. Se tiver sido feita a reserva prévia da obra, então, durante o empréstimo, informa-se o nome do leitor e os dados da reserva são recuperados automaticamente pelo sistema e alterados pelo funcionário, se necessário.
2.3- Restrições
A quantidade de itens emprestados por usuário não é restrita. Ou seja, não há limite para a quantidade de itens emprestados simultaneamente; O período de empréstimo é padrão para todos os itens do acervo e usuários; Não é permitido o cumprimento parcial da multa.
2.4 –Usuário
Estudantes, Corpo docente, Funcionários biblioteca;
3- Requisitos específicos
3.1 – Requisitos funcionais
3.1.1 - Permitir o cadastro de itens no acervo
O sistema deve permitir o cadastro de itens do acervo, incluindo livros, vídeos e periódicos. Para cada item devem ser informados títulos, autores, editora, ano de publicação, assunto, área, cidade de publicação, palavras-chave. Para cada item podem ser cadastrados diversos exemplares.
3.1.2 - Permitir o cadastro de usuários
O sistema deve permitir cadastrar os usuários, tais como professores, alunos e funcionários da biblioteca. Os dados deverão estar de acordo com a ficha de cadastro de usuários.
3.1.3 - Permitir a consulta de itens do acervo pelos usuários
O sistema deve permitir que os itens do acervo sejam pesquisados de forma dinâmica, oferecendo parâmetros de pesquisa, tais como: palavras chave, assunto, autores, título.
...