Dropbox E Cloud
Monografias: Dropbox E Cloud. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunoWalker • 22/4/2014 • 372 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de Cloud Computing, ele pertence à Dropbox Inc., que se encontra em Sãn Francisco, California, EUA.
A ideia principal de uma arquitetura em nuvem é que dispositivos isolados podem não ter um recurso desejado (por exemplo, meu computador não possuir memória suficiente para rodar um determinado programa) e pode acessar um sistema através de uma rede pedindo estes recursos para seu funcionamento. Estes recursos são provisionados por empresas especializadas, que possuem grandes datacenter que fornecem os recursos computacionais necessários para seus determinados clientes.
O Dropbox é um serviço freemium (no caso podendo ser gratuito ou pago, para funções extras) de armazenamento remoto de 2 GB de arquivos e pode ter até 100 GB de optar por um plano pago. A partir daí, esses arquivos podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet. Além da sincronização dos arquivos, o Dropbox mantém as versões anteriores, permitindo que o cliente retorna a uma versão mais antiga dos seus dados, sendo útil no uso de planilhas.
Computação em Nuvem (do inglês Cloud Computing) é um modelo de entrega de serviço que permite que um dispositivo possa, através de uma rede, acessar um conjunto de recursos computacionais configuráveis (por exemplo, servidores, armazenamento de dados, aplicativos) que possam ser rapidamente provisionados e entregues com mínimo esforço de gerenciamento ou interação com o provedor de serviços (NIST, 2011).
O modelo de Cloud baseia-se em 5 características chaves:
• On demand self-service: consumidores podem ter, configurar e implementar serviços na nuvem sem necessidade de intervenção humana por parte do prestador de serviço.
• Broad Netwoek Access: recursos estão disponíveis através de uma rede de computadors (seja pela internet ou por uma intranet, por exemplo) permitindo que dispositivos heterogêneos (computadores, tablets, smartphones, etc), possam acessar estes recursos através de mecanismos padronizados, Isso permite aumentar a qualidade de experiência e mobilidade para o consumidor.
• Resource Pooling: recursos de computação (armazenamento, processamento, memória, etc) são unificados e organizados para atender a diversos consumidores de acordo com a demanda dos mesmos. Estes recursos são oferecidos de forma transparente ao consumidor de forma que não necessite reconhecer onde estão localizados fisicamente ou recursos.
• Rapid Elasticity: recursos computacionais podem ser rapidamente provisionados e ou restringidos de acordo com a necessidade do consumir.
...