E S T A G I O
Por: Ariosan Florencio Junior • 31/3/2015 • Trabalho acadêmico • 3.321 Palavras (14 Páginas) • 301 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO INDÚSTRIAL E DE QUALIDADE DA EMPRESA TUPERBRAZ
Ariosan Florencio Junior RA: 1183405239
Ribeirão Preto
2014
FACULDADE ANHANGUERA DE RIBEIRÃO PRETO
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ACOMPANHAMENTO NO PROCESSO INDÚSTRIAL E DE QUALIDADE DA EMPRESA TUPERBRAZ
[pic 1]
Ariosan Florencio Junior RA: 1183405239
Ribeirão Preto
2014
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO
2 – A INSTITUIÇÃO
2.1 – DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO
2.3 – DESCRIÇÃO DA UNIDADE/SETOR DE ACOMPANHAMENTO
3 – ATIVIDADES DO ESTÁGIO
3.1 – PLANEJAMENTO DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS
3.2 – EXECUTAR O DESCARREGAMENTO DE CHAPAS
3.3 – REALIZAR A SEPARAÇÃO DE CHAPAS, CONDUZI-LAS PARA CORTE NA MÁQUINA
3.4 – EXECUTAR DOBRAS NA CHAPA DE AÇO
3.5 – INSPEÇÃO DE QUALIDADE
3.6 – CONFERÊNCIA DE MEDIDAS
3.7 – PROCESSO FINAL DE ACABAMENTO
4 – PROCEDIMENTOS
4.1 – PROCEDIMENTOS E RECURSOS UTILIZADOS
4.2 – MATERIAIS, EQUIPAMENTOS OU FERRAMENTAS.
5 – CONCLUSÃO
6 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEXO A – ANÁLISE DE RISCODE TAREFA
1 – INTRODUÇÃO
Qualidade em uma empresa engloba muitas atividades e uma delas é a parte de metrologia e industrialização de processos que é o que será tratado neste relatório, que consiste num ramo da técnica que se dedica a definições dos padrões de medida e da tecnologia de medição, ou seja, nada mais é que ao se produzir um determinado produto ou peça, os engenheiros devem se preocupar em projetar peças com especificações adequadas as normas nacionais e internas, medidas sempre conferidas e dentro dos padrões estabelecidos pela empresa, os inspetores da qualidade tem a função de verificar se todas as especificações que foram projetadas estão dentro dos campos de tolerância especificados. Com todos esses critérios utiliza-se além do conhecimento técnico em saber interpretar um desenho, e saber das normas e qualificações dentro dos objetivos da Empresa.
Durante o relatório será explicado qual o processo de industrialização completo do inicio ao final do processo, a função de um técnico da qualidade apontando as principais ferramentas mecânicas utilizadas, como verificamos cada produto e peça produzida, como conferir medidas, normas e especificações, também confere produtos os quais ações tomam-se para que uma eventual falha não ocorra visando a parceria e melhoria contínua da qualidade e fabricação do processo de industrialização junto ao fornecedor e atendendo a necessidade dos clientes.
2 – A INSTITUIÇÃO
2.1 – DESCRIÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Razão Social: Tuperbraz Indústria e Comercio LTDA .
Endereço: Rua Peru, 2.001
Bairro: Vila Mariana
CEP: 14075-310
Cidade: Ribeirão Preto
Telefone: (16) 3628-6850
CNPJ: 74.256.421/0001-14
Ramo da Empresa: Metalúrgica em fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias.
Porte: Médio Porte
Números de funcionários: 50 (cinquenta funcionários)
Histórico da Empresa
A Tuperbraz Indústria e Comercio Ltda é uma empresa que da preferência as exigências de mercado, e buscamos estar preparados e sempre nos aperfeiçoando para atender as necessidades dos nossos clientes e mais diversas solicitações de pequenas, médias e grandes empresas. Contando com uma grande variedade de produtos e serviços, buscamos atender com profissionalismo e em busca de nossos objetivos, contamos com profissionais capacitados e em constante treinamento em busca do aperfeiçoamento. A Tuperbraz é uma empresa conceituada no mercado a mais de 20 anos buscando cada vez mais a melhoria interna atingindo também boas qualificações externas, aumentando assim sua visibilidade diante dos clientes.
A Tuperbraz é uma empresa que desenvolve, industrializa e comercializa a matéria prima de chapas personalizadas com efeitos de pedidos de clientes ou dobradas dedicadas à empresas metalúrgicas, serralherias entre outras empresas do porte de aço. A empresa após os processos de industrialização tem um departamento de conferencia de medidas e qualidade. Os produtos não são certificados mas estão dentro dos padrões das normas técnicas e de qualificação de medidas.
A Linha de churrasqueiras possui um acabamento diferenciado dos demais locais de dobras do mercado, o que mais fazemos são as dobras e as perfurações nas chapas de aço carbono, aço inoxidável (inóx 304 e 430), aço galvanizado e alumínio. Temos também a máquina de calandra de tubos quadrados, retangulares e redondos, a máquina de perfurações em chapas de aço, a máquina de serviço de ondulações na chapa formando laminas para porta de enrolar, a máquina de fabricação de diversos tipos de tela e revenda de outros materias de mesma linha. A Linha de dobras existem diversos tipos de materiais, citando alguns nomes:
...