ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO NO BRASIL
Por: Pedro Paulo • 3/6/2022 • Trabalho acadêmico • 2.872 Palavras (12 Páginas) • 176 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
INSTITUTO DE ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
PEDRO PAULO RAMALHO SILVA
ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO NO BRASIL
Janaúba
2018
PEDRO PAULO RAMALHO SILVA
ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO NO BRASIL
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Fundamentos de Trabalho Intelectual, Científico e Tecnológico como requisito parcial para aprovação.
Professor: Mário Fernandes Rodrigues
Janaúba
2018
SUMÁRIO
- Introdução e Justificativa..............................................................4
- Objetivos.........................................................................................6
- Objetivo Geral......................................................................6
- Objetivos Específicos.........................................................6
- Metodologia....................................................................................6
- Referencial Teórico........................................................................7
- Cronograma....................................................................................14
- Referências.....................................................................................15
1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
O presente projeto de pesquisa é centrado na área da utilização de energia solar no Brasil, energia essa em desenvolvimento no país e com grande estimativa de crescimento para o futuro. Como é feita a utilização dessa energia e como pode ser melhorado o seu uso? Os métodos para a utilização da energia solar e a melhora da sua utilidade estão vinculados com a criação de projetos, visando melhorias sociais e ambientais.
Segundo Matavelli (2013, p.12) o sol é uma fonte de energia ilimitada, produzindo aproximadamente cerca de 1,5125 x 1018 KW/h de energia, sendo responsável pela produção de grande parte das energias renováveis nas quais utilizam radiação solar. Mas os combustíveis fósseis ainda são a principal fonte para a produção de energia elétrica utilizada no país, com altos índices de degradação ambiental, destruindo grande parte da fauna e flora, se tornando um grande problema a ser resolvido se considerarmos os impactos causados a longo prazo. Tendo em vista esse grande problema, surge como uma das melhores e mais promissoras formas de obtenção de energia elétrica a energia solar.
De acordo com Aneel (2002, p.5) a energia solar é extremamente importante a sua utilização devido a suas variedades e ramificações na forma de uso, impactando diretamente no consumo energético do país, diversificando a produção de energia. De modo que com o crescimento econômico desenfreado, seja cada vez maior a demanda energética proporcionando um cenário ideal para a utilização dessa fonte de energia renovável (energia limpa) para a obtenção de energia elétrica, aquecimento de água, de fluídos, entre outras utilizações.
Com a necessidade de gerar o mínimo de impacto ambiental possível na produção de energia, com um processo sustentável e eficiente, a geração de energia elétrica a partir da radiação solar se tornou o principal atrativo, pois diminui consideravelmente os prejuízos ambientais causados em média durante o processo de obtenção de energia elétrica proveniente dos combustíveis fósseis, além da não emissão de gases poluentes, nos quais são nocivos ao meio ambiente.
A utilização da energia solar no Brasil é viável e necessária, mesmo tendo um custo elevado (devido as placas fotovoltaicas), mas por ter como principal fonte de energia o Sol. Sendo uma alternativa altamente sustentável se compararmos com os métodos utilizados para geração de energia convencional na qual utilizamos. Reduzindo em grande escala a perda dos recursos naturais, nos quais a natureza não consegue mais repor ou leva-se muito tempo como, por exemplo, o petróleo, o carvão vegetal, entre outros.
O projeto estudado busca identificar e definir o quanto é válido e importante a geração de energia elétrica proveniente da energia solar, visando projetos a curto e longo prazo, tendo como foco principal a diminuição dos impactos ambientais e a melhora da vida social. Projeto esse sendo relevante para todas as classes sociais, independente de poderio econômico e tendo como de cunho principal a melhora de como um todo enquanto sociedade e não apenas a uma determinada classe específica, sendo benéfica a todos, independentemente da posição social. E ao mesmo tempo sendo de grande relevância política, diminuindo consideravelmente os gastos para a produção de energia, devido a não necessidade da utilização de combustíveis e de construções (por exemplo, as barragens, etc.), sendo também objeto de pesquisa científica pois acaba por se tornar um produto abrangente para diversas pesquisas e descobertas.
2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
- Descrever o quão rentável e propenso é a utilização da energia solar como fonte de energia elétrica.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Identificar os impactos ambientais causados.
- Apontar novos métodos de utilização.
- Compreender os benefícios de um sistema fotovoltaico.
- Relatar os benefícios ambientais, sociais e econômicos.
3. METODOLOGIA
O seguinte projeto de pesquisa terá caráter descritivo, uma vez que é baseado em análises de métodos e modelos de geração de energia elétrica. Sendo a pesquisa de caráter Bibliográfico, com dados coletados e analisados a partir de livros, teses e artigos e, com abordagem qualitativa na realização dos estudos.
4. REFERENCIAL TEÓRICO
4.1. ENERGIA
Segundo Viana, Costa, Nogueira, Haddad, Horta Nogueira, Venturini e Yamachita (2012, p.14) energia é tudo aquilo que exerce uma força capaz de mover um corpo, provocando uma mudança de estado e, a partir dessas mudanças estabelecendo um campo eletromagnético capaz de gerar eletricidade.
...