TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - HIGIENE OCUPACIONAL_ GSE_SALÃO BELEZA

Por:   •  26/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.226 Palavras (37 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETROPOLIS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

TRABALHO – HIGIENE OCUPACIONAL

GHE DE SALÃO DE BELEZA

 

Aluna: Mônica Castello Branco

Professora:  Mary Anderson

Macaé – RJ

28/02/2015

INTRODUÇÃO:

Poucas pessoas sabem sobre os riscos e impactos gerados para a saúde dos profissionais de beleza, principalmente o publico geral, mas já podemos ter o sentimento que os agentes são muitos. A proposta deste trabalho é visitar, investigar, estudar e relatar o grupo similar de exposição, GHE ou GSE, de um salão de beleza, localizado na cidade de Macaé, frequentado periodicamente pelas as alunas. Expondo a potencialidade degradadora da atividade de salão de beleza, em decorrência da manipulação de produtos tóxicos e etc.

Já são crescentes os casos de eventos adversos, como as intoxicações e as queimaduras de pele, LER e outros envolvendo não somente os trabalhadores, mas também os clientes de salões de beleza.

Vários produtos usados em salões de beleza e clínicas de estética podem causar efeitos nocivos e doenças ocupacionais aos profissionais que passam grande parte da vida produtiva em ambientes expostos a essas substâncias químicas. Na maioria das vezes, os profissionais desconhecem os possíveis efeitos das substâncias químicas sobre a saúde, em função da sua diversidade no ambiente estético capilar e corporal.

Estarão relacionados aqui os agentes encontrados no estabelecimento, falaremos um pouco suas características, importância, efeitos com exposição a longo prazo, sobre as NR´s, limites de tolerâncias, ergonomia... mas não trataremos de acidentes com detalhes.

PREMISSAS:

O cadastrado do salão na junta comercial, ao consultar por Razão Social / CNPJ está como:

Atividade Econômica Principal:

96.02-5-01 – Cabeleireiros

Atividade Econômica Secundária:

96.02-5-02 - Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza

47.72-5-00 - Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

A relação dos serviços prestados pelo salão é extensa: corte masculino e feminino, cauterização capilar, alisamento, escova, escova definitiva, progressiva, chapinha, babyliss, acessórios, tintura, mechas, massagem, alongamento, relaxamento, lavagem, hidratação, preparação e correções de pele, maquiagem, desenho das sobrancelhas, pintura e embelezamento de unhas dos pés e das mãos, depilação do corpo inteiro a frio e a quente, limpeza de pele, podóloga e etc.

O Salão funciona em uma grande casa adaptada e possui um grande salão onde ficam dispostos os locais de atendimento de cada profissional, ou postos de trabalho. Existem também salas individuais para o atendimento especializado, ex. depilação, podóloga, química (utilizada apenas para aplicação de produtos químicos. Ex.: alisamento ou tintura).  Por fim, o salão possui um estoque, a sala da gerente e a área comum para refeições, a cozinha, toda equipada com utensílios domésticos, ex. fogão, geladeira, micro-ondas, a mesa grande no meio para as refeições.

O salão passou por uma reestruturação em meados de 2014 e hoje possui 27 funcionários:

  • Recepcionistas: 3
  • Copeira: 1
  • Auxiliar de serviços gerais (limpeza): 2
  • Podóloga: 1
  • Esteticista: 2
  • Manicure / Pedicure: 8
  • Cabeleireiras (os) multifuncionais (realizam todas as tarefas de uma cabeleireira. ex.: alisamento,  tintura, escova progressiva, escova, corte  e etc): 5
  • Maquiadora: 1
  • Especialistas sobrancelhas: 1
  • Gerente: 1
  • Estoquista: 2

DEFINIÇÃO GHE:

Os grupos homogêneos de exposição (GHE) são agrupamentos de trabalhadores, onde os perfis de exposição são similares, com probabilidade idêntica de exposição aos agentes.

Foram encontrados 2 GHE no salão, Cabeleireiros (as), Manicure / Pedicures.

A podóloga e as esteticistas também poderiam formar mais dois GHE´s, mas cada uma dessas profissionais tem sua sala individual de trabalho dentro do salão, onde os riscos e agentes são controlados conforme suas respectivas atividades. Para não estender mais o trabalho resolvi focar somente nos dois definidos acima.  

Com relação a Higiene Ocupacional, os Agentes identificados no salão foram:

  • Agentes Físicos:  Queda nas escadas , calor,  frio, ruído
  • Agentes Químicos: intoxicação por produtos químicos (vapores, líquido etc);
  • Agentes Biológicos: (bactérias, fungos, vírus e outros, etc), produzindo doenças contagiosas diversas, inclusive gripes e resfriados.

GHE IDENTIFICADO CABELEREIRAS (OS):

A capacidade para acomodação de cabeleireiras (os) no salão é o dobro dos atuais 5 profissionais, mas devido reformulações, nova gerência e etc, muitos profissionais foram dispensados. O planejamento é voltar a ter pelo menos 8 cabeleireiros multifuncionais até o fim de 2014.  

Os agentes encontrados são:

  • Agentes Físicos:  Queda nas escadas , calor,  frio, ruído
  • Agentes Químicos: intoxicação por produtos químicos (vapores, líquido  e etc);
  • Agentes Biológicos: (bactérias, fungos, vírus e outros, etc), produzindo doenças contagiosas diversas, inclusive gripes e resfriados.

A exposição das cabeleireiras é mais perigosa, em comparação aos outros profissionais,  devido aos agentes químicos. Os agentes químicos podem agir no ser humano pelas seguintes vias de contaminação: inalação (é considerada a principal via de intoxicação), absorção (torna-se crítica quando se trata de produtos absorvidos pela pele), e ingestão (pode ocorrer de forma acidental).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (529.3 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com