TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 6

 

Atividade 1

Causas:

  • Processos Migratórios: Os deslocamentos populacionais costumam obedecer a uma lógica relativamente simples. As populações migram para melhorar a qualidade de vida. Migram para fugir de uma guerra, de uma crise econômica, da pobreza, de perseguição política, da seca e de outros cataclismos naturais. Migram para conseguir emprego, para estudar, para ter mais saúde, para continuarem vivas. Os movimentos migratórios são mais intensos nos países com mais desigualdades regionais, naqueles onde poucas áreas muito ricas dividem o espaço com outras muito pobres. E
    (fonte:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u10187.shtml)

  • Organização Dinâmica da Cidade: As localidades urbanas geralmente se assentam sobre um ambiente calcado em raízes históricas e culturais, criando um núcleo e ditado pôr lineamentos arquitetônicos, paisagísticos e sociológicos.
    A dinâmica de uma cidade e obtida pela movimentação de pessoas, sua estrutura social, a reprodução da força de trabalho, a existência e a localização de indústrias, a produção de riquezas, as relações comerciais, as redes de serviços, as vias de circulação e a localização de casas.
    O resultado do processo de produção e oriundo de um determinado momento histórico, em relação à determinação econômica e também a social, política e ideológica. Torna-se assim, não só um modo de produzir, mas também de consumir, pensar, ou seja, um modo de vida.
    Assim, para entendermos uma cidade é preciso verificar a sua dinâmica, a sua geografia e a sua história.
    Torna-se assim, não só um modo de produzir, mas também de consumir, pensar, ou seja, um modo de vida.
    fonte: (http://www.observatoriodasmetropoles.ufrj.br/download/grupo1/reuniao_belem/Apresentacao_Projeto_Imobiliario3.pdf) ·.

  • Economia de Aglomeração: E uma etapa do processo de industrialização em que ocorre a concentração da instalação de empresas produtivas ou de atividades econômicas em uma determinada região do espaço geográfico.

No processo de industrialização, os investidores procuram realizar a instalação de suas indústrias em locais estrategicamente viáveis, o mais próximo possível de matérias-primas, e que possuam um vasto mercado consumidor e mão de obra, além de uma infraestrutura adequada para o transporte de mercadorias.

Essa lógica promove uma concentração industrial tanto em âmbito local quanto em âmbito regional, o que pode reverberar diretamente na produção e transformação do espaço geográfico.
Fonte: (http://www.anpec.org.br/revista/vol11/vol11n4p243_266.pdf).


Fatores:

  • Sociais: Com a busca de emprego, melhoria da qualidade de vida e estabilidade financeira, essas regiões começam a se tornar mais populosas, há um aumento para suprimir as necessidades básicas, tais como, saúde, transporte, segurança.
    Com o aumento da população alguns setores começam a sofrer, pois não e criado para funcionar acima da capacidade máxima, o transporte publico e um dos primeiros a mostrar a necessidade de melhoria, pois não a um estudo contabilizando o aumento rápido. O transporte não consegue suportar o aumento, com essa baixa na qualidade alguns tendem a utilizar o transporte particular, aumentando o numero de veículos nas vias.  

  • Políticos: A politica gera grande influencia, pois com ela pode ser firmar acordos, criando, ampliando e melhorando as áreas de desenvolvimentos, planejando contornar as adversidades com criações de projetos.
  • Econômicos: Com o turismo na região acontece uma migração de pessoas em busca de empregos temporários ou ate mesmo fixo.  Em certas épocas algumas regiões tem sua renda quadriplicada com poucos dias (comparando com a renda no dia comum), Essa renda acaba sendo um chamativo para aquelas pessoas que vivem em regiões com pouco desenvolvimento, qualidade de vida e emprego.

  • Culturais: Em certas regiões o fator cultural e responsável por geração de renda oriundo do turismo, tais como Festa de Nossa Senhora SP, Carnaval-RJ, Festa do Peão em Barretos-SP, Oktoberfest-Rs, Cinemas Gramados RS, essas festas culturais influencia com os crescimentos em certas épocas do ano na determinada região, com a necessidade de suprir os eventos.



Agentes:

Poder Público: O Estado tem a responsabilidade de controlar esse crescimento para diminuir a desigualdade e melhorar a organização do espaço urbano, e são divididos em 3:
Executivo Legislativo e Judiciário.

O Poder Executivo Federal atua na execução de programas ou na prestação de serviços públicos e tem como chefe máximo o Presidente da República. No Executivo Estadual, compete ao governador representar seu estado junto ao Governo Federal e aos demais estados, coordenar as relações jurídicas, políticas e administrativas e defender sua autonomia. No Executivo Municipal, o prefeito tem, entre suas competências, atribuições políticas e administrativas para planejar atividades, realizar obras e serviços que atendam à sua comunidade.

O Poder Legislativo do Brasil também divide em federal, estadual e municipal, tem como principal função a elaboração de leis. O Legislativo Federal é formado pelo Congresso Nacional, que é composto pela união da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Já os Poderes Legislativos estaduais e municipais, respectivamente, estão sob-responsabilidade das Assembleias Legislativas dos estados e das Câmaras de Vereadores de cada cidade brasileira.

Setores Privados: Fatos estilizados que caracterizam o setor público brasileiro: (a) os gastos elevados e falta de recursos para investimento em infraestrutura; (b) baixa competência o governo para elaborar projetos de qualidade na área de infraestrutura, assim como para gerir portos, aeroportos, estradas e outros serviços de infraestrutura; (c) a participação privada no setor de infraestrutura pode ajudar a elevar a produtividade desses serviços, dando impulso ao crescimento mais acelerado da economia brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (234.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com