ENGENHARIA FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE
Por: thaniasousa2021 • 13/7/2021 • Projeto de pesquisa • 5.480 Palavras (22 Páginas) • 406 Visualizações
EXCELLENCE ENSINO SUPERIOR
FAENE – FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE
MBA EM ENGENHARIA DA MANUTENÇÃO
ALESSANDRO MACIEL FERNANDES
HENIO RICARDO ALENCAR SANTOS
WOSTHÂNIA TATTIANA MARA FERREIRA SOUSA
Gestão de Manutenção: os benefícios da sua utilização da indústria
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de MBA da Faculdade Escola de Negócios Excellence como requisito final para obtenção do título de MBA em Engenharia da Manutenção
SÃO LUÍS-MA
2020
Gestão de Manutenção: os benefícios da sua utilização da indústria
Alessandro Maciel Fernandes[1]
Henio Ricardo Alencar Santos
Wosthânia Tattiana Maria Ferreira Sousa
Resumo
O presente trabalho demonstra a importância da utilização da Gestão de Manutenção na indústria. Busca-se conceituar a Manutenção, levantando um breve histórico referente a mesma, demonstrando as vantagens e desvantagens da gestão de manutenção em uma indústria, como também os impactos diretos na utilização da Gestão de Manutenção bem como seus benefícios na indústria. A Gestão de Manutenção dispõe de ferramentas que facilitam a vida de operário e resultados relevantes dentro da indústria, bem como: redução de riscos e falhas, atrasos de manutenção reduzidos, redução de atrasos de manutenção, custos reduzidos, dentre inúmeros benefícios. Diante do contexto, este artigo questiona quais são os impactos da gestão da manutenção na indústria? Apresenta como objetivo geral identificar quais são os impactos da gestão da manutenção na indústria. Destacando-se como objetivos específicos conceituar Manutenção e levantar um breve histórico acerca da mesma, demonstrar as vantagens e desvantagens da Gestão de Manutenção em uma indústria, demonstrar os impactos diretos na utilização da Gestão de Manutenção, bem como os benefícios da sua utilização na indústria. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com buscas em livros, dissertações e artigos científicos. Os principais resultados encontrados resumem-se em uma forma eficaz de manutenção, levando-se em consideração as inúmeras oportunidades para o progresso da indústria com um bom planejamento, que promove o desempenho do planejamento técnico e valores por meio da gestão de ativos. Portanto, existem técnicas, definições e metodologias que se aplicados de forma correta, assegurarão ótimos resultados para a indústria. Por fim, explica o que a indústria ganha quando aplica todos os preceitos da gestão da manutenção.
Palavra-chave: Gestão de Manutenção; Planejamento de Manutenção; Manutenção Industrial.
1 Introdução
O desenvolvimento tecnológico, a globalização, a dissipação das fronteiras e a inclusão da sustentabilidade e encargo social dentro das organizações são, com certeza, elevados indicativos do desenvolvimento da economia do mundo. De forma simultânea, tornou-se acirrada a concorrência entre as corporações e estas se foram forçadas a aperfeiçoar a velocidade a que contestam ao comércio, inovando e efetuando avanços contínuos.
A escolha deste tema é relevante, pois a evolução dos níveis de competitividade teve como uma de seus resultados mais convincentes a grande importância disponibilizada ao gerenciamento da produção. De modo simultâneo, as evoluções tecnológicas e a introdução dos mesmos dentro das indústrias levam a uma análise de diversos conceitos e técnicas antes tidas como verdades integrais. Dessa forma, sistemas novos, técnicas e mudanças surgem para a aplicação no setor de manutenção, agregando a isso, uma transformação brusca nos modelos desta tarefa. Vale ressaltar que, o desenvolvimento deste trabalho é justificado pelo leque de oportunidades que contornam o setor de manutenção, visto que, a gestão de manutenção estratégica do mesmo ainda é pouco utilizada no Brasil, e inúmeras empresas sequer possuem controle de suas tarefas neste aspecto, juntando suas técnicas em manutenções corretivas, ao acaso do tempo, sem questionar se realmente tais técnicas levam melhorias para seus ganhos. Há grande exigência por sistemas de manutenção efetivos e economicamente viáveis e pouca informação.
Considerando os benefícios apresentados na utilização da gestão de manutenção, bem como: a redução de riscos decorrentes no mau uso de seu dispositivo, a redução do desgaste precoce das peças e outros dispositivos do seu maquinário utilizados, dentre outros inúmeros benefícios, como esta participação vem impactando a indústria?
O objetivo geral deste trabalho é identificar o impacto dos benefícios da utilização da Gestão de Manutenção na indústria. Tendo como objetivos específicos: conceituar Manutenção e levantar um breve histórico acerca da mesma, demonstrar as vantagens e desvantagens da Gestão de Manutenção em uma indústria, demonstrar os impactos diretos na utilização da Gestão de Manutenção, bem como os benefícios da sua utilização na indústria.
A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão de literatura, na qual foi realizada uma consulta a livros, dissertações e artigos científicos, selecionados através de buscas em bases e dados referentes à Gestão de Manutenção Industrial, com especialistas na temática proposta pelo trabalho. O período dos materiais utilizados como base, foram materiais desenvolvidos nos últimos 10 anos. Todo conteúdo foi pesquisado por fontes confiáveis de trabalhos acadêmicos e livros de renomados autores como: Kardec, Nascif, Monchy e Valladares, dentre outros citados ao longo do projeto da área de Gestão de Manutenção Industrial. As palavras-chave utilizadas foram: gestão de manutenção, planejamento de manutenção, manutenção industrial. No primeiro capítulo será contextualizado o conceito de gestão de manutenção, bem como um breve histórico da gestão de manutenção. Já no segundo capítulo serão contextualizadas as vantagens e desvantagens da Gestão de Manutenção em uma indústria. E por fim, no último capítulo serão contextualizados os impactos diretos na utilização da Gestão de Manutenção, bem como os benefícios da sua utilização em uma indústria.
...