ENGENHARIA MECATRÔNICA – TURMA PORTFÓLIO: Redes Industriais
Por: Claudinei1977 • 12/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 401 Visualizações
...............................................................................................................................
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
ENGENHARIA MECATRÔNICA – TURMA
PORTFÓLIO
Redes Industriais
...............................................................................................................................
Guarulhos
2016
PORTFÓLIO
Redes Industriais
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade para a Disciplina Redes Industriais.
Prof.
Guarulhos
2016
SENSORES DE TEMPERATURA
Os sensores de temperatura com maior utilização nas indústrias, nos veículos, nos eletro doméstico, nas instalações prediais, e clínicos são os termômetros, termistores, os termopares, os termorresistores, os pares biometálico, os sensores eletrônicos, os pirômetros e termopilha.
Existem três modelos de transferência de energia térmica.
A Condução
Condução que é quando o calor flui de uma área com alta temperatura, para outra área que esteja com baixa temperatura, podendo a matéria ser sólida, líquida ou gasosa.
A Radiação
Radiação neste processo o calor também é transferido de um lado para o outro, mas com a diferença que ele flui quando as partes estão separadas no espaço, mesmo que exista vácuo entre eles.
A Convecção
Convecção é o modo pelo qual a transferência de energia térmica é feita através da ação combinada da condução de calor, armazenamento de energia e movimento da mistura. Temos a convecção com maior utilização de transferência de energia entre superfícies sólidas e um líquido ou gás.
As temperaturas são medidas nas seguintes escalas padronizadas: Fahrenteit que tem o ponto de ebulição da água a 32ºF e a fusão do gelo a 212ºF e zero absoluto a -459,67ºF, a escala Celsius que tem seu ponto de ebulição da água a 100ºC e fusão do gelo a 0ºC e zero absoluto a -273,15ºC, e a Kelvin já nesta escala a ebulição da água fica em 373,15º K e a fusão do gelo a 213,15ºK e zero absoluto a 0ºK e por ultimo a escala de Rankine com 671,67ºR para ebulição da água, 491,67ºR para fusão do gelo e 0ºR para zero absoluto.
Termômetros têm como características utilizar-se de material líquido que se dilatam com o aquecimento e contraem-se com o esfriamento, e utilizando-se de um fenômeno expansão volumétrica, mostra por meio de uma escala o nível da temperatura.
Exemplo de alguns dos modelos de termômetros, os de líquidos que variam conforme sua construção, os de recipientes de vidro transparente que é constituído por um recipiente (bulbo) de vidro, e o de líquido de dilatação que tem um capilar de vidro e em alguns modelos uma proteção metálica do capilar. Usualmente o capilar de vidro é o mais usado, e tendo o álcool, querosene, tolueno e o mercúrio como líquido dilatador. Esse tipo de termômetro é encontrado com dois tipos de escalas internas e externas.
Os de recipiente metálico que tem por características básicas o bulbo, o capilar, e o elemento de medição que é formado pelo tubo de bourdom onde existem três tipos o “C”, o helicoidal e o espiral. Também são encontrados outros tipos de termômetros, o de pressão de gás, pressão de vapor, e dilatação de sólidos.
Termistores é um tipo de resistor sensível à temperatura e utiliza como elemento resistivo: óxidos de metais como manganês, níquel, cobalto, cobre, ferro e titânio. E são produzidos em dois modelos básicos o de coeficiente positivo de temperatura (PTC) e o (NTC) que tem o coeficiente negativo de temperatura.
O PTC funciona da seguinte maneira, sua resistência aumenta conforme a temperatura aumenta já o NTC quando estiver com o sensor sob-baixa temperatura, a resistência estará alta. Exemplo de utilização do PTC, em medição e controle de temperatura e o NTC podem ser encontrados em estufas, proteção contra incêndio, etc. Eles são usados para medir temperatura, limitar corrente de partida em circuito e componentes elétricos, proteção de sobre corrente, e podem ser usado em circuitos de controle de temperatura.
Termopar tem como funcionalidade medir a diferença de potencial de temperatura ou medir uma temperatura absoluta, colocando uma junção à temperatura conhecida. Os primeiros tipos descobertos são: S, R, B, J, N, T, E, e depois de alguns anos da descoberta do circuito termoelétrico, foram estudadas muitas outras combinações.
Os limites máximos e mínimos de utilização dos termopares variam de -200ºC a 1700ºC, essa variação se dá pelas características físicas e termoelétricas dos fios utilizados. Sabendo-se que os limites superiores dependem do diâmetro do fio, isso não se aplica nos termopares com isolação mineral, somente nos convencionais.
...