ENSAIOS DE DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE CONSISTÊNCIA
Por: Fernanda Cicarini • 11/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.490 Palavras (6 Páginas) • 639 Visualizações
FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
DUKLEIN TABELINI
DJHULIANNE MACHADO
ÉRIKA T. G. PIMENTEL
FERNANDA CICARINI
FILIPE FARIA
GABRIEL TAMANHONI
GABRIELA GONÇALVES
ENSAIOS DE DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE CONSISTÊNCIA
Trabalho á ser entregue no dia 28 de Março de 2016 á matéria Laboratório de Mecânica dos Solos. Trabalho do curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira – MULTIVIX, como requisito parcial para avaliação. Professor: Gabriela A. M. Dutra Randinz |
Vitória – ES
2016
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- MATERIAIS E MÉTODOS
2.1- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
2.2- PROCEDIMENTOS DE ENSAIO 3
2.2.1- Ensaio de Limite De Liquidez 3
2.2.2- Ensaio de Limite de Plasticidade
3- APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
4- CONCLUSÃO .......
9
5- REFERÊNCIAS.............................................................................................10
INTRODUÇÃO
O conhecimento dos argilos-minerais (finos) é de fundamental importância para a construção civil pois dele dependem propriedades de plasticidade e expansibilidade. O comportamento do solos finos irá depender de diversos fatores, tais como: Sua composição química e mineralógica, sua umidade, sua estrutura e seu grau de saturação. Quanto menor a partícula de um solo, maior será sua superfície específica e portanto maior será sua plasticidade. Em 1911 foram definidos, pelo cientista sueco A. Atterberg, certos limites que limitam o intervalo de consistência do solo, denominados limite de liquidez (LL) e de plasticidade (LP), sendo líquidas quando estiverem submetidas a muita umidade; plásticas;semi sólidas e sólidas, na medida que o teor de umidade for reduzido. O estado líquido é caracterizado pela ausência de resistência ao cisalhamento e o solo assume a aparência de um líquido. Quando o solo começa a perder umidade, passa a apresentar o comportamento plástico, ou seja, deforma-se com variação volumétrica (sem fissurar-se ao ser trabalhado). Ao perder mais água, o material torna-se quebradiço (semi-sólido). No estado sólido, não ocorrem mais variações volumétricas pela secagem do solo. O LL é o teor de umidade que delimita a fronteira entre o estado líquido e plástico e o LP delimita o estado plástico do semi-sólido. O método mais utilizado para determinação do teor de liquidez é o padronizado por Arthur Casagrande, que utiliza o aparelho de sua própria autoria. A partir dos limites de plasticidade e de liquidez é possível determinar o índice de plasticidade (IP) e caracterizarmos o solo.
MATERIAIS E MÉTODOS
2.1- MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
2.1.1 - Ensaio do Limite de Liquidez:
- Estufa capaz de manter a temperatura a 105ºC a 110ºC;
- Cápsula de porcelana;
- Espátula metálica (dimensões: 2 x 12 cm);
- Aparelho de Casagrande e cinzéis;
- Balança que permite pesar nominalmente 200g com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível;
- Gabarito para verificação da altura de queda;
- Cápsulas de alumínio para determinação da umidade;
- Pêra de borracha ( para adicionar água);
- Peneira nº 40, almofariz e mão de gral.
[pic 1]
Figura 1: Aparelho de Casagrande. Fonte: Autoria própria.
2.1.2- Ensaio do Limite de Plasticidade:
- Estufa capaz de manter a temperatura a 105ºC a 110ºC;
- Cápsula de porcelana;
- Espátula metálica (dimensões: 2 x 12 cm);
- Balança que permite pesar nominalmente 200g com resolução de 0,01 g e sensibilidade compatível;
- Gabarito cilíndrico para comparação com 3 mm de diâmetro e cerca de 100 mm de comprimento.
- Cápsulas de alumínio para determinação da umidade;
- Placa de vidro de superfície esmerilhada, com cerca de 30 cm de lado.
- PROCEDIMENTOS DE ENSAIO
Ensaio de Limite de Liquidez (NBR 6459-MB 30)
Para a determinação desse ensaio pegou-se uma quantidade de solo onde foi destorroado e em seguida passado na peneira nº 40 e obteve uma amostra de aproximadamente 250g. Foi feito a verificação do aparelho de Casagrande onde a altura de queda deveria ser de exatamente 1cm +/- 0,1mm. Em seguida foi colocado uma quantidade de aproximadamente 70g na capsula de porcelana e adicionado uma pequena quantidade de agua (sendo que esse ensaio deve começar com o solo na condição mais seca para a mais úmida) e foi feita a homogeneização para que a umidade da amostra fosse uniforme.
Para a determinação do número de golpes colocou-se uma porção da pasta na concha do aparelho e com um cinzel foi feito uma ranhura padronizada dividindo a massa de solo em duas partes. Girou-se a manivela com uma velocidade de aproximadamente 2 golpes/segundos e contou a quantidade de golpes até que a ranhura se fechasse. Sendo o nosso primeiro ensaio maior que 40 o número de golpes pegamos um porção de aproximadamente 20 g para realização do teste de Limite de Plasticidade. Em sequência tomou-se uma porção do solo da parte onde se verificou o fechamento da ranhura, para determinação da umidade do primeiro teste onde não ficou na estufa por 24h como recomendado pela norma. Retirou-se a amostra da cocha, misturou com o restante que ficou na cápsula de porcelana e adicionou-se mais água, e foi realizado mais 4 testes, totalizando 5 determinações com número de golpes variando entre 50 e um mínimo de 15 golpes.
...