Educação Corporativa - Perg. E Respostas
Artigos Científicos: Educação Corporativa - Perg. E Respostas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: febemfebem • 26/11/2013 • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 466 Visualizações
1. Quais as razões do ensino a distância estar em expansão?
R.: O ensino a distância está expandindo-se por duas razões fundamentais: o uso da internet e das intranets e a evolução da tecnologia da informação (TI). As empresas e as universidades estão intensificando o ensino a distância em detrimento de aulas presenciais. Por meio da Web, uma pessoa de qualquer lugar do mundo pode fazer um curso sem sair de casa ou da empresa. Cursos on line, MBAs e treinamento virtuais ajudam a capacitar e reciclar funcionários, professores com baixíssimos custos,
2. Qual a especificidade do treinamento?
R.: É um tipo de educação profissional mais específico do que a formação profissional e aperfeiçoamento profissional.
O treinamento é um processo educacional para gerar mudanças de comportamento.
Se conteúdo envolve transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, de atitudes e de conhecimentos. O treinamento é uma responsabilidade de linha e uma função de staff (quem administra o pessoal é cada gestor dentro de sua área de atuação).
(linha – cada gestor) (staff – assessoria que o órgão de RH presta a cada gestor).
3. Defina os aspectos pertinentes às competências pessoas descritas abaixo:
a) Raciocínio criativo e solução de problemas:
R.: Modo de pensar criativo,desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas. É uma forma de analisar situações, indagar, esclarecer o que não se sabe e sugerir melhorias.
b) Conhecimento global dos negócios:
R.: Cada vez mais, as pessoas deverão aprender novas técnicas e comerciais que levam em conta o ambiente competitivo global, que não permite prever com nenhuma certeza o que virá no futuro para a organização ou para o mercado. Nesse ambiente global e volátil, a capacidade de ver o todo sistêmico em que a organização opera torna-se indispensável para cumprir a exigência de se agregar continuamente mais valor à organização.
c) Auto gerenciamento da carreira:
As organizações estão transferindo para as pessoas o auto desenvolvimento e o auto gerenciamento para que elas possam assumir o controle de suas carreiras e gerenciar seu próprio desenvolvimento pessoal. Como as qualificações necessárias continuam a mudar e evoluir, as pessoas de todos os níveis da organização assumem o compromisso de assegurar que possuem as qualificações, o conhecimento e as competências exigidas tanto na atividade atual, como nas futuras. Assim, a capacidade de gerenciar a própria vida profissional passa a ser considerada uma competência adquirida e necessária para deslanchar todas as outras competências exigidas no novo ambiente de negócios.
4. Por que o T&D deve ser um processo contínuo?
O conceito que predomina atualmente é que o treinamento e desenvolvimento deve ser um processo contínuo e não um simples evento que ocorre apenas uma vez. Para que isso possa acontecer, algumas empresas estão partindo para universidades corporativas. Algumas são virtuais. Boa parte delas estende-se além das fronteiras da empresa, envolvendo também fornecedores e clientes nas duas pontas e utilizando metodologias da informação. O conceito de educação corporativa constitui um processo e não necessariamente um local, em que todos os funcionários, e algumas vezes clientes e fornecedores, participam de uma variedade de experiências de aprendizagem necessárias para melhorar seu desempenho no trabalho e incrementar seu impacto nos negócios. Em muitos casos, a função tradicional de T&D converte-se em uma universidade corporativa. Em outros, a empresa cria uma universidade corporativa com o intuito de enfrentar desafios e promover mudanças.
5. Em virtude de que as empresas estão se transformando em organizações educadoras?
R.: Segundo Meister as empresas estão se transformando em organizações educadoras em virtude de emergência da organização não hierárquica, enxuta e flexível;
Advento e consolidação da economia do conhecimento;
Redução do prazo de validade do conhecimento;
Novo foco na capacidade de empregabilidade/ocupacionalidade para a vida toda em lugar do emprego para a vida toda;
Mudança fundamental no mercado da educação global.
6. O que você entende por gestão por competência?
R.: A gestão por competência, visa um “aperfeiçoamento” do funcionário, agregando conhecimento; identificação de pontos fortes e fracos; definição de perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio.
7. Conceitue gestão do conhecimento:
R.: É uma mistura da experiência condensada, dos valores, de informações contextuais e discernimento de uma pessoa e que proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. O conhecimento está na mente das pessoas. Refere-se a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. Está voltada para a criação e organização de fluxos de informação dentro e entre os vários níveis organizacionais, para gerar, incrementar, desenvolver e partilhar o conhecimento dentro da organização, sobretudo para incentivar trocas espontâneas de conhecimento entre as pessoas.
8. Quais seriam os desafios da gestão do conhecimento?
R.: Os três principais desafios da gestão do conhecimento são:
Criar uma infra-estrutura administrativa do conhecimento; Construir uma cultura do conhecimento; Administrar resultados.
9.Quais as tendências nos processos de desenvolver pessoas?
R.: Os processos de desenvolver pessoas apresentam as seguintes tendências:
Forte ênfase em agregar valor às pessoas e à organização;
Participação ativa dos gerentes e suas equipes;
Intensa ligação com o
...