Eletricidadade
Por: Felipe Oliveira • 3/5/2015 • Trabalho acadêmico • 290 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
Princípios da Biossegurança
Profissionais de laboratório estão expostos a vários riscos devido ao fato de trabalharem com agentes infecciosos e com materiais biológicos potencialmente contaminados.
Daí vem a importância de se treinar e conscientizar os profissionais de laboratório sobre os riscos a que estão expostos.
Os riscos biológicos são subdivididos em classes:
-Classe de Risco 1:Tem um risco mínimo para o profissional e para o ambiente.São agentes biológicos que possuem a probabilidade nula ou baixa de causar infecções no homem ou em animais.Exemplo:Lactobacillus.
-Classe de Risco 2:Tem o risco individual moderado e para a comunidade limitado.São agentes biológicos que podem provocar infecções, tanto em homens ou em animais , porém não constitui sério risco, a quem manipula pois possui condições de contenção, baseadas em medidas terapêuticas e profiláticas eficientes. Ex: Toxoplasma spp.
-Classe de risco 3: Tem um risco indivídual alto e para comunidade limitada.São agentes biológicos que podem provocar infecções graves e até mesmo fatais.Disseminados, tais agentes apresentam risco a comunidade e meio ambiente, podendo ser propagados de indivíduo para indivíduo,porém a meios de prevenção e tratamento.Ex: Bacillos anthracis.
-Classe de risco 4: Tem o risco indivídual e para comunidade alta. São agentes biológicos e possuem alto indice de propagação, sendo eles altamente patogênicos para o homem, animais e meio ambiente, com grande risco de transmissão via aressol,tendo alto risco a quem os manipula,não existindo mendidas profiláticas ou terapêuticas.Ex: Virus Ebola.
Devido as tais risco, é de suma importância que cada laboratório desenvolva um manual de biossegurança que estabeleça claramente tais risco que podem ser encontrados e também deixe claro os procedimentos para minimizar ou eliminar tais riscos visando proteção do profissional de laboratório e do meio ambiente.
Referência:
Ministério da Saúde,Diretrizes Gerais para o trabalho em Contenção com Matérial biológicos, Série A:2004 Brasilia-DF.
...