Eletricidade I - Corrente alternada, aparelhos de medição
Por: Marcelo Marques Pirani • 24/8/2018 • Relatório de pesquisa • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 245 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
[pic 2]
EEL621P
Marcelo Marques Pirani - 27864
Itajubá
Agosto de 2016
Sumário
1 - OBJETIVO 1
2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 2
2.1 - Corrente Alternada 2
3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4
3.1 - Materiais Utilizados 4
3.2 - Montagem do Circuito 6
3.3 - Leituras dos Aparelhos de Medição 8
3.4 - Cálculo e Análise 10
4 - CONCLUSÃO 12
1 - OBJETIVO
O objetivo deste relatório é apresentar os resultados, análises e conclusões sobre as aulas praticas de eletricidade. Para tanto, será abordada uma breve discussão sobre a teoria do funcionamento da corrente alternada, seguida da descrição do procedimento experimental, que envolve um breve resumo sobre o funcionamento da aparelhagem de laboratório e dos medidores, além de um esquema representando o circuito montado e os instrumentos.
2 - REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2.1 - Corrente Alternada
A corrente alternada é uma corrente que varia seu sentido no tempo de forma periódica, sendo, na maioria dos casos, representada por ondas senoidais.
A forma de onda da tensão em corrente alternada por ser descrita matemáticamente por:
[pic 3]
Sendo:
v(t): valor instantâneo da tensão
V : Tensão de pico
f : Frequência de oscilação da corrente alternada
: Fase inicial[pic 4]
Já a corrente é representada matematicamente por:
[pic 5]
Sendo:
i(t): valor instantâneo da corrente
I : Corrente máxima
f : Frequência de oscilação da corrente alternada
: Fase inicial[pic 6]
[pic 7]
Figura 1 - Forma da corrente alternada
Na maioria dos casos, a tensão da corrente alternada é representada por seu valor eficaz, que pode ser calculado por:
[pic 8]
3 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 - Materiais Utilizados
A seguir serão apresentados os equipamentos usados no procedimento experimental; tanto os aparelhos de medição, quanto aqueles necessários para a execução:
Varivolt:
O varivolt é um equipamento muito utilizado em testes para circuítos e componentes eletrônicos. Sendo esse um aparelho eletromecânico que apresenta uma bobina variável (autotransformador) que recebe, em sua entrada, uma tensão de corrente alternada fixa, e então fornece em sua saída um valor de corrente alternada ajustável.
O ajuste de tensão é feito girando-se um eixo que movimenta o cursor do varivolt. O cursor é ligado a um ponto de contato deslizante ao longo de um bobina.
[pic 9]
Figura 1 - O Varivolt ou "Autotransformer"
Osciloscópio:
O osciloscópio é um aparelho utilizado para medição e visualizão e análise de sinais de tensão, tendo como saída gráficos em função do tempo. Sendo assim, é muito conveniente para análise de tensões alternadas já que indica como o sinal elétrico varia no tempo. Além disso, é muito eficiente para obter valores de período e frequência.
Para ajudar nas medições uma grade é desenhada na face da tela, representando distâncias fixas.
[pic 10]
Figura 2 - Osciloscópio utilizado em laboratório
Multímetro:
O multímetro é um equipamento capaz de medir e avaliar uma variedade de grandezas elétricas. Para tanto, incorpora diversos instrumentos de medidas num único aparelho, tal como: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, capacímetro, entre outros.
[pic 11]
Figura 3 - Multímetro utilizado em laboratório
Amperímetro:
O amperímetro é um instrumento utilizado para a medição da corrente dentro de um circuíto elétrico. Esse instrumento possuí uma escala graduada que indica os valores lidos.
O amperímetro possui um circuito interno e uma resistência, portanto é desejável que essa resistência tenha um valor baixo para que não interfira no resultado (um valor nulo no caso ideal). Para sua utilização, o aparelho deve ser conectado em série no circuito.
[pic 12]
Figura 4 - Amperímetro analógico
Voltímetro:
O voltímetro é um instrumento utilizado para a medição da tensão dentro de um circuíto elétrico. O voltímetro deve ser conectado paralelamente ao circuito, portanto deve apresentar altíssima resistência em seu circuito interno, para que não interfira nas medições.
[pic 13]
Figura 5 - Voltímetro analógico
3.2 - Montagem do Circuito
A montagem do circuito para a realização do experimento ocorreu pelas seguintes etapas:
1) O varivolt foi conectado a rede de corrente alternada da bancada em uma fase e um neutro, portanto configurando um tensão de fase. Então, o varivolt foi ajustado para a tensão de 40 V.
[pic 14]
Figura 6 - Rede de A/C com entradas de Fase e Neutro
2) O amperímetro analógico é ligado em série no circuito, enquanto o voltímetro analógico e o multímetro (ajustado para medir tensões) são ligados em paralelo.
...