Elvadores
Exames: Elvadores. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mparizotto • 27/3/2015 • 891 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
Os diferentes tipos de elevadores residenciais
9 de outubro de 2012
Atualmente, os dois tipos de elevadores mais utilizados em residências são os equipamentos hidráulicos e elétricos (também chamados eletromecânicos). Um pouco menos comuns, existem ainda os elevadores a vácuo.
Assim sendo, é natural se questionar por que existem conceitos técnicos tão diferentes para a fabricação de elevadores, e quais asvantagens de um em relação ao outro. No entanto, para explicar isso, é necessário entender a evolução da tecnologia de elevadores.
A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DOS ELEVADORES
Equipamentos hidráulicos, como o próprio nome indica, são movidos por um pistão hidráulico normalmente localizado embaixo do equipamento, usando o mesmo princípio de funcionamento dos elevadores de carro. Já os elevadores elétricos, contam com o uso de cabos e são acionados por energia elétrica, semelhantemente aos elevadores de passageiros tradicionais.
Há uns anos atrás, o conceito hidráulico tinha a preferência dos engenheiros e arquitetos. Apenas com equipamentos deste tipo era possível evitar as pouco estéticas casas das máquinas nos telhados, já que para equipamentos hidráulicos estas podem ser instaladas em outros locais. Também eram os únicos equipamentos com o recurso de resgate em casos de falta de energia, graças a possibilidade de descida utilizando apenas a força gravidade. No mais, o conforto da viagem era bastante melhor do que o proporcionado pelos elevadores elétricos.
Entretanto, os elevadores elétricos tiveram uma evolução técnica enorme e os hidráulicos ficaram donos de uma série de limitações pouco invejáveis. Seu funcionamento, por exemplo, costuma ser mais lento e com maior consumo de energia se comparado a um equivalente elétrico, além de fazer uso de grande quantidade de óleos que os tornam pouco ecológicos e encarecem a manutenção.
Com o tempo, os elevadores elétricos também conseguiram ultrapassar aquilo que lhes tirava vantagem no confronto com os hidráulicos. Os equipamentos elétricos deixaram de exigir a presença de casa das máquinas, tornando sua instalação prática e adaptável a qualquer projeto. O uso de inversores de freqüência também permitiu suavidade de viagem melhor do que a de qualquer elevador hidráulico e ganho de precisão de paragem, resultando em notável nivelamento de piso. Por fim, tornaram-se extremamente ecológicos, com uso de fluidos próximos de zero e baixíssimo consumo de energia.
Exemplo de elevador elétrico em versão panorâmica
Então para que servem os hidráulicos?
Este tipo de equipamentos ainda mantém uma forte versatilidade estética quando se trata de elevadores panorâmicos. Qualquer arquiteto fica radiante com as possibilidades de criatividade que um elevador hidráulico lhe permite. E realmente, há verdadeiras obras de arte neste campo. No entanto, salvo raras exceções, os hidráulicos são neste momento, uma solução muito pouco válida para o resto das opções.
OS ELEVADORES A VÁCUO
Os elevadores a vácuo são uma invenção mais recente, sendo que os primeiros exemplares começaram a ser comercializados apenas no final da década de 90. Esse tipo de equipamento realiza sucção do ar para causar uma diferença de pressão e fazer o equipamento subir, lembrando o funcionamento de uma seringa. Já a descida é normalmente realizada utilizando apenas a força gravidade e aliviando a saída de ar. A grande vantagem destes equipamentos é o fato de a própria câmara de vácuo do equipamento servir como caixa de corrida, além da rápida instalação.
A maior limitação desses equipamentos é seu tamanho
...