Empresa de fornecimento de logística Drinks SA
Tese: Empresa de fornecimento de logística Drinks SA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nataliapauleti • 29/4/2014 • Tese • 651 Palavras (3 Páginas) • 417 Visualizações
INTRODUÇÃO
Com o alto nível de competitividade que a economia vem apresentando nos últimos anos, as empresas cada vez mais devem ter todos os seus processos bem definidos. E é baseado nestes fatos que a empresa Drinks S.A, distribuidora de bebidas, na busca por melhorias constatou uma falha em seu processo de logística.
Será abordado neste trabalho a identificação do gargalo e sua melhoria, para a redução de custo e aumento da lucratividade da empresa.
OBJETIVO
O objetivo deste estudo sobre a logística de entregas da empresa Drinks S.A é fazer com que mesmo após a implantação das mudanças sugeridas a mesma tenha uma redução no seu custo de entregas de pelo menos XX%.
METODOLOGIA
Na implantação da reorganização das rotas será utilizada a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Action):
Localizar as lacunas e estabelecer metas;
Preparar plano de ação 5W 1H
D Conduzir a execução dos planos de ação
C Realizar reuniões de verificação das metas
Definir ações corretivas;
Padronizar as ações corretivas.
5W 1H
- QUE (“WHAT”): Reorganização das rotas.
- QUANDO (“WHEN”): 01 de julho de 2011
- QUEM (“WHO”): Analista Logístico (equipe de planejamento do projeto).
- ONDE (“WHERE”): Setor de Logística.
- PORQUE (“WHY”): Redução dos custos e melhorias no processo logístico na empresa Drinks S.A.
- COMO (“HOW”): Através do conhecimento geográfico das regiões será feita a reorganização das rotas de entrega de maneira que diminua a quilometragem rodada.
Análise do Cenário
Foi verificado em análise às operações de entrega da empresa Drinks SA que havia um custo elevado para o baixo nível de serviço oferecido aos clientes que estavam na região da grande Porto Alegre, mais especificamente numa distância maior que 100 km do centro de distribuição de origem.
Também foi constatado que não há um cronograma de entrega nas cidades, gerando uma dispersão de quilômetros rodados muita alta, pois em algumas cidades havia entregas todos os dias, podendo ocorrer inclusive de, por exemplo, ser feita uma entrega num raio de 1 km de um cliente que receberá seu pedido no dia anterior.
Outro problema era os motoristas não poderem exceder as 8hrs de trabalho, e os constantes congestionamentos no trânsito que as equipes enfrentavam faziam com que os mesmos tivessem que retornar para empresa sem ter feito uma ou mais das entregas programadas, fazendo com que o cliente não soubesse quando estaria recebendo o produto gerando assim, a insatisfação dos mesmo.
GAPs
- Maior produtividade a partir da melhor ocupação que os caminhões passarão a ter;
-
...