Energia Solar
Artigo: Energia Solar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jairo73 • 18/11/2013 • 814 Palavras (4 Páginas) • 503 Visualizações
• Revista Eletrônica de Ciências
São Carlos, Segunda Feira, 11 de novembro de 2013.
Numero 08, junho 2002
Sérgio Gasques Rodrigues – Engenheiro de Materiais
http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_08/energiasolar.html
Vivemos rotineiramente em contato com a fonte mais expressiva de energia de nosso planeta, e quase nunca consideramos sua importância como solução para nossos problemas de suprimento energético, sem poluir nem ameaçar nosso meio socioambiental. A energia solar é a fonte alternativa ideal, especialmente por algumas características básicas: é abundante, permanente, renovável a cada dia, não polui nem prejudica o ecossistema e é gratuita. Em meados da década de 1970, a escassez de petróleo e gás natural estimulou nos EUA esforços para obter, com a energia solar, uma fonte produtora de força realmente funcional A lei autorizava um programa nacional de pesquisa da energia solar, a fim de desenvolver sistemas mais efetivos para captar, concentrar e armazenar a energia do Sol. Esses sistemas deveriam assegurar o uso econômico da energia solar na calefação e refrigeração das habitações e edifícios de escritórios e facilitar aos engenheiros a construção de usinas destinadas a converter a energia solar em eletricidade para uso industrial. Segundo alguns pesquisadores, falta ainda uma política para tornar esse potencial acessível à população. Ampliar a utilização da energia solar é um dos objetivos do Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios, dirigido pelo governo federal, e que já instalou mais de dois mil sistemas de captação em comunidades espalhadas pelo país. O projeto prioriza setores como eletrificação de escolas, iluminação pública, postos de saúde e sistemas de bombeamento de água. Antes, muitos deles eram abastecidos com geradores a óleo diesel. Limpa e ecologicamente correta, a energia solar também pode fazer uma boa diferença no bolso do consumidor. Em Belo Horizonte, substituir o chuveiro elétrico virou moda. O aparelho, que consome muita energia e aumenta o preço da conta no fim do mês, está sendo trocado por água aquecida pelo calor da luz solar. O melhor indício, no entanto, de que a energia solar veio para ficar, foi dada pela Shell, a maior companhia petrolífera do planeta. A empresa prevê que, até o ano de 2050, metade da energia usada no mundo virá de fontes renováveis, como luz solar, ventos, biomassa e água corrente. Entre essas alternativas ao petróleo, ao gás, ao carvão (fontes esgotáveis) e à energia nuclear, a energia solar está entre as mais promissoras. Os números indicam que esse mercado cresce 14% ao ano e a Shell pretende investir 500 milhões de dólares para expandir sua capacidade de produção de células fotovoltaicas (coletores). Assim, até 2005, a poderosa multinacional pretende deter 10% do mercado.
Os números são realmente impressionantes! No estágio atual de desenvolvimento, cada metro quadrado de coletor solar instalado permite economizar 55 kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) por ano ou 66 litros de diesel por ano ou evitar a inundação de cerca de 56m² para a geração de energia elétrica ou ainda eliminar o consumo anual de 215 kg de lenha. A natureza agradece.
...